19 Jun 2023
Inverno será mais quente este ano devido ao El Niño, diz Inpe; estação inicia na quarta (21)

A estação mais fria do ano iniciará por volta do meio-dia de quarta-feira (21). Neste ano de 2023, o inverno deve ser mais quente, segundo informa o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). De acordo com os especialistas do órgão, as temperaturas devem subir devido à formação do fenômeno El Niño, quando a superfície do Oceano Pacífico fica acima do normal.
“A principal consequência para o nosso inverno é a temperatura ficar, em média, um pouco acima do normal, principalmente na região central do Brasil”, disse o meteorologista Gilvan de Oliveira, do Inpe.
O pesquisador alerta que o aumento das temperaturas no período seco como consequência do El Niño eleva o risco de queimadas. “Temos que ficar atentos com o tempo seco e temperaturas um pouco mais altas, além do risco maior em relação ao aumento de queimadas nas regiões Centro-Oeste e Sudeste do Brasil, principalmente no Cerrado brasileiro”, completa.
El Niño
O inverno deste ano terá impacto do fenômeno El Niño, que afeta o Brasil aumentando a seca no Norte, Nordeste e parte norte do Centro-Oeste, e provocando o oposto no Sudeste e Sul, com volumes de chuva maiores que o normal.
O fenômeno ocorre quando as águas do Oceano Pacífico na faixa da Linha do Equador aquecem mais do que o normal, o que altera o sistema de ventos em toda a América do Sul, impedindo que as frentes frias que vêm do Sul avancem além do Sudeste do Brasil.
Com informações complementares da Agência Brasil.
Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia e o Twitter @AloAlo_Bahia.
Foto: Arisson Marinho/CORREIO.