Iniciativa inédita na Bahia, o Programa Monitores Amigos do MAM completa um ano

redacao@aloalobahia.com

Iniciativa inédita no setor artístico-cultural da Bahia por deter planejamento e execução com permanência e continuidade, o Programa Monitores Amigos do Museu de Arte Moderna (MAM Bahia) completa 12 meses de sucesso de público, crítica e gestão. Nenhum outro museu na Bahia tem programa semelhante. “Abrimos a oportunidade, pois percebemos a grande quantidade de pessoas que desejam atuar no museu que sempre necessita de colaborações diante da sua dimensão física, conceitual e simbólica”, explica a coordenadora geral do MAM Bahia, Marília Gil. Desde maio do ano passado (2021), todas as exposições do museu tiveram apoio do programa.

O programa está na plataforma "Bahia Estado Voluntário", criada pelas secretarias estaduais da Administração (Saeb) e da Justiça (SJDHDS). As inscrições acontecem via link https://l1nk.dev/8BD0y. Os participantes atuam, no máximo, uma ou duas vezes por semana e, em troca, o museu propicia experiência especializada, capacitação, palestras e visitas guiadas, dentre outros benefícios e certificado ao término do período, que não pode ultrapassar oito horas semanais ou um mês. Os voluntários atuam junto ao acervo cultural e nas ações educativas do museu.

Nesses 12 meses, dezenas de pessoas de variadas faixas etárias e formações profissionais participaram do programa. Na inscrição, os candidatos encontram ficha cadastral e mais informações são disponibilizadas peles telefones (71) 31176132 e 31176139 (segunda a sexta, 9h às 12h e 13h às 15h). Qualquer interessado pode se inscrever, independente de idade, gênero ou formação, só sendo imprescindível ser maior de 18 anos.

Sediado no Solar do Unhão – complexo arquitetônico tombado como Patrimônio do Brasil desde 1943 –, em Salvador, o MAM é considerado um dos mais importantes museus do país e é o principal centro de arte moderna da Bahia. A função de monitor é primordial em um museu, pois trabalha com o espaço museal, exposições, fixas e temporárias, experiência com o público, conhecimentos e acervos artísticos, dentre outros itens.

Exposições

“A ideia é também promover experiência interpessoal, direcionada e atrativa aos visitantes, bem como estreitar o relacionamento e contato entre público-museu”, completa Marília Gil. O MAM-Bahia detém um acervo de mais de 1,5 mil obras de arte além do patrimônio material e intangível do local onde está instalado. Por sua diversidade, o MAM é finalista (2023) dos Prêmios Rodrigo Mello Franco de Andrade de Melhor Programação do Brasil e Destaque Regional Nordeste pela Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA).

Atualmente o museu está com cinco exposições simultâneas e gratuitas, com visitação de terça a domingo, das 10h às 18h. No espaço expositivo da Capela, está "Agnaldo dos Santos – A Conquista da Modernidade". No Casarão, a mostra "UANGA", do artista baiano J. Cunha. No Espaço Lina, está a "Coleção de Arte Popular". No Mirante do MAM, se acha a "Coleção Rubem Valentim" e, na Galeria 3, a exposição "Entreatos II – Frans Krajcberg Novas Aquisições". Acesse o instagram @bahiamam e site www.mam.ba.gov.br.

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia e o Twitter @AloAlo_Bahia.

Foto: Divulgação.

NOTAS RECENTES