Inelegibilidade de Bolsonaro será julgada ainda em junho; saiba quando

redacao@aloalobahia.com

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, pautou o julgamento de Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije), que pode deixar Jair Bolsonaro inelegível por oito anos, para o dia 22 de junho. 

O ex-presidente é investigado por ataques feitos ao sistema eleitoral brasileiro durante reunião com embaixadores, em julho do ano passado. Na ocasião, Bolsonaro colocou em dúvida a lisura das urnas eletrônicas, usando argumentos desmentidos por órgãos oficiais sem provas. 

Em maio, o Ministério Público Eleitoral (MPE) já havia manifestado apoio à decisão de impedir que o ex-mandatário concorra às eleições de 2026 e 2030, por considerar que houve abuso de poder político, conduta ilegal que ocorre quando o investigado se aproveita do cargo para tentar influenciar o eleitorado.

No mesmo processo, serão investigados o vazamento de dados sigilosos do ataque hacker ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), além da “minuta do golpe” encontrada na casa do ex-ministro da Justiça de Bolsonaro Anderson Torres.

Leia notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia e o Twitter @AloAlo_Bahia.

Foto: Brendan Smialowski/AFP.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias