Inédito: Nasa terá homem negro e mulher em missão à Lua, em 2024

redacao@aloalobahia.com

A Nasa, a agência espacial norte-americana, anunciou, nesta segunda-feira (3), os nomes dos quatro astronautas que voarão ao redor da Lua no ano que vem, em missão batizada de Artemis II.

Ao lado de Jeremy R. Hansen (especialista de missão) e Reid Wiseman (comandante), o piloto Victor Glover e a também especialista de missão Christina Hammock Koch serão pioneiros: ela será a primeira mulher e ele, o primeiro negro em uma missão.

A tripulação também será a primeira a viajar à Lua desde a última missão, a Apollo, em 1972, há mais de 50 anos. Desta vez, no entanto, os astronautas não pousarão no satélite natural. A data de lançamento prevista é em novembro de 2024. Os quatro tripulantes decolarão no foguete SLS, o mais poderoso do mundo, e viajarão a bordo da cápsula Orion, acoplada no topo do foguete e que se desprenderá quando chegar no espaço.

“Pela primeira vez em mais de 50 anos, esses indivíduos voarão para as proximidades da Lua. Os quatro representarão o melhor da humanidade enquanto exploram para o benefício de todos”, disse a diretora Vanessa Wyche, do NASA Johnson Space Center.

A Artemis II sucederá a Artemis I, realizada no ano passado, sem tripulação. Depois de percorrer mais de 2 milhões de quilômetros e dar várias voltas na Lua, a cápsula Orion voltou à Terra com três manequins testados para coletar dados do primeiro passo do programa. A ideia é que uma Artemis III seja a primeira missão tripulada a pousar na Lua desde 1972.

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia e o Twitter @AloAlo_Bahia. Foto: Reprodução/Nasa.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias