23 Aug 2023
Índia se torna o 1º país a pousar no lado oculto da Lua

O módulo de pouso Vikram, que carrega o rover Pragyan, pousou na superfície lunar por volta das 9h33 (de Brasília). O sucesso da missão não tripulada Chandrayaan-3 fez com que a Índia se tornasse a quarta nação a conseguir pousar na Lua, mas a primeira a chegar no polo sul do satélite natural, uma região potencialmente rica em água.
"Esse é um momento sem precedentes, um momento para uma nova Índia em desenvolvimento", celebrou o primeiro-ministro do país, Narendra Modi.
A live realizada pela Isro para registrar o momento do pouso foi acompanhada por quase sete milhões de pessoas. A conclusão da missão foi muito celebrada.
A Chandrayaan-3 ocorreu poucos dias depois da primeira missão lunar da Rússia em quase 50 anos ter fracassado. O objetivo de Moscou era o mesmo dos indianos, mas a sonda Luna-25 colidiu com a superfície da Lua.
* Publicado por Kirk Moreno, com informações do portal Terra. Foto: Reprodução/Indian Space Research Organisation.
Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.