Mulher irá comandar Sinfônica dos Fuzileiros Navais em concerto no Farol da Barra dia 1º

Na véspera das comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia, a Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha, composta por 120 militares músicos, terá como regente uma mulher: a 1º Tenente (AFN) Liana Arduino Magalhães, responsável por animar e emocionar o público em uma apresentação musical inédita no Largo do Farol da Barra. Aberto ao público, o evento, que foi divulgado em primeira-mão pelo Alô Alô Bahia, será no dia 1º de julho (sábado), às 19h, e terá duração de uma hora e trinta minutos.

Segundo a Marinha do Brasil, responsável pela organização, o repertório musical será composto por clássicos nacionais e internacionais que farão do concerto uma apresentação inesquecível para moradores e turistas. 

Integram o repertório canções como o Hino da Bahia (Hino ao 2 de Julho); Aria Cantilena (Bachianas Brasileiras nº 5, de autoria de Heitor Vila-Lobos); Toda Menina Baiana (Gilberto Gil); Canção Amazônia Azul (Durval Lélis); Aquarela do Brasil (Ary Barroso); Baianidade Nagô (Evandro Rodrigues); O Mundo é um Moinho (Cartola); Canção Cisne Branco, entre outras.

A apresentação conta com o apoio da Prefeitura de Salvador e do Governo da Bahia.

Banda e Regência
Composta por homens e mulheres, todos Fuzileiros Navais, a banda fica sediada na histórica Fortaleza de São José da Ilha das Cobras, no Rio de Janeiro, de onde virão a maioria dos músicos para a apresentação. 

Em sua composição, há instrumentos de percussão variados, de sopro, de cordas e de palhetas, que fazem dela um grupo único, capaz de executar de peças eruditas a clássicos populares, com arranjos de extrema qualidade e de alto grau de complexidade de execução musical. 

Entre os 120 integrantes, a banda é acompanhada de um coro de 30 outros músicos e de cantores solistas altamente qualificados e de timbres de voz singulares.

Na regência, a 1º Tenente Liana Arduino Magalhães, que ingressou na Marinha em 2001 por meio do Curso de Formação de Sargentos no naipe de saxofone. Graduada em licenciatura plena, habilitação em Música, pela Unirio, instituição na qual concluiu o mestrado em Educação Musical, ela teve sua estreia como Regente da Banda Sinfônica em 2022, na célebre Parada Após o Pôr do Sol  realizada na Fortaleza de São José.

O quê: Concerto da Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais
Quando: 1º de julho, às 19h
Onde: Largo do Farol da Barra, em Salvador
Por quê: Celebrações do Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia
Mais informações: (71) 3507-3851 / 99975-5351 e comsocial2dn@gmail.com (Assessoria de Comunicação Social do Comando do 2º Distrito Naval).


Fotos: Reprodução/Divulgação/Marinha do Brasil

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia e o Twitter @AloAlo_Bahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias