Heloísa Teixeira toma posse na Academia Brasileira de Letras

redacao@aloalobahia.com

A escritora Heloísa Teixeira tomou posse, nesta sexta-feira (28), na Academia Brasileira de Letras, ocupando a cadeira 30, anteriormente ocupada pela escritora Nélida Piñon. Recentemente, Heloisa aposentou o sobrenome famoso Buarque de Hollanda - que era do primeiro marido, o advogado e galerista Luiz Buarque de Hollanda - e passou a adotar o Teixeira, de origem materna. Foi com o novo sobrenome que a escritora assumiu seu assento na academia.

Durante o discurso de posse, Heloisa fez questão de citar a disparidade de gênero encontrada dentro da própria ABL. "Ainda somos pouquíssimas nessa casa: apenas dez mulheres foram eleitas acadêmicas contra um total de 339 homens, o que reflete a desigualdade entre a eleição de homens e mulheres na ABL”.

Eleita com 34 dos 37 votos, ela disse que entra na academia alinhada com o projeto de renovação. “Esse atual projeto de abertura me fascina. E isso não é nem o começo. Tem que ter mulher, negro, indígena. Porque são excelentes também. Isso é o Brasil, a democracia. Eu estou muito feliz de chegar nesse momento na academia”, destacou Heloísa, que teceu uma série de elogios à instituição. 

A escritora e crítica cultural passa a ser a décima mulher eleita para a ABL. A cadeira 30 tem como fundador o contista Pedro Rabelo e como patrono o jornalista e romancista Pardal Mallet. Já ocuparam o assento como titulares o advogado Heráclito Graça, o médico Antônio Austregésilo e o ensaísta, filólogo e lexicógrafo Aurélio Buarque, além de Nélida Piñon. 



* Por Luana Veiga. Foto: Toca Seabra/Divulgação ABL.

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias