Grupo cristão baiano tem 40 anos e bomba nas redes com música gospel repaginada; conheça o HarmusS

Jornalista, editora de textos e colaboradora do Alô Alô Bahia. | Instagram: @itsnaiana

Se você é religioso, muito provavelmente deve acompanhar de perto o cenário musical gospel, que responde por 20% do mercado fonográfico brasileiro, movimentando cerca de R$ 2 bilhões por ano em vendas de CDs e DVDs. Até se você não acompanha esse nicho musical, é bem possível que já tenha ouvido alguma música do grupo cristão baiano HarmusS (Harmonia e Música ao Senhor).

Conhecido por gravar vídeos trazendo interpretações de cânticos religiosas de um jeito único e moderno, o grupo musical tem mais de 40 anos de história e soma mais de 164 mil seguidores apenas no Instagram. Com vídeos que viralizam e um que passou das 4,4 milhões de visualizações, o grupo de Salvador vinculado à Igreja Adventista do Sétimo Dia (IASD) está conquistado internautas de todo Brasil.

Somos cantores e músicos voluntários que dispomos de tempo e talento com a intenção de levar a mensagem de Deus e de sua salvação através do louvor. Assim como a renovação de pessoas, sempre se faz necessária a renovação de estilo ao longo do tempo. A intenção do grupo é se conectar com a juventude por cada época que passa, sem esquecer os jovens que também “envelheceram” conosco (risos). Então, aliamos sempre o estilo atual com o de gerações passadas, para que ganhemos novos ouvintes, mas com o cuidado de manter os de sempre”, explica a estudante Ana Beatriz Sousa, diretora operacional do HarmusS.

De biomédica a bombeiro
O grupo de cantores adventistas voluntários vinculado à Igreja Adventista da Paralela, a Adventistas Life, tem 11 cantores, cinco instrumentistas e mais o staff - incluindo sonoplastia, fotografia, gestão de mídias sociais, etc. “Temos médica, enfermeira, bombeiro, engenheiro… e cada um alia a sua rotina com as demandas do grupo”, comenta Ana.

Apesar de sempre levar mensagens de esperança, amor e alegria por onde passa, o HarmusS começou a ter um olhar mais focado nas redes sociais há pouco tempo. “Em 2022, começamos uma rotina mais intensa de gravações e postagens no Instagram, nossa maior rede. Logo no início postávamos diariamente, pelo menos uma vez. Atualmente, nos concentramos com três ou quatro postagens semanais, priorizando os conteúdos que nossa audiência tem mais preferência. Também planejamos o trabalho mais contínuo no TikTok e YouTube para esse ano de 2023”, diz.

​​
Cinco álbuns, dois DVDs e mais

Mas se engana quem pensa que eles são estreantes na música. O HarmusS nasceu em 1982 e já teve muitas formações ao longo dos anos. “Já foram cinco álbuns, dois DVDs e muitas apresentações: em templos de denominações variadas, em shows e eventos religiosos por todos Brasil, além de uma turnê pelos Estados Unidos e Canadá”, conta Ana.

Desde sua criação, a maioria dos cantores e músicos voluntários tem algo em comum: histórias do poder de Deus em suas vidas e a ligação com a IASD. “Um grupo de amigos, boa parte que morava na Cidade Baixa, na região da Península de Itapagipe, começou um grupo instrumental em dezembro daquele ano. Logo, o grupo adicionou mais integrantes e tornou-se um vocal misto, assim como é hoje”, acrescenta.

A primeira formação de jovens adventistas desenvolvia o trabalho musical e social em igrejas, participando de diversas campanhas solidárias para a arrecadação de gêneros alimentícios e outras doações em benefícios de comunidades carentes.

Com o tempo, o grupo buscou novos ideais pautados na qualidade, atingindo estrutura profissional - o que possibilitou a gravação do primeiro trabalho, o disco de vinil “Exalte o Nome do Senhor”, em 1993.



A partir daí, o HarmusS projetou-se como referência musical no segmento, tendo suas músicas bastante executadas nas emissoras de rádio local e nacional. Com este primeiro trabalho, surgiram convites para apresentações em várias cidades do país, o que deu projeção nacional ao conjunto.

O lançamento do segundo disco, “Esperança Real”, aconteceu em 1996. Em 1999, o grupo lançou seu terceiro disco, “Só o Senhor é Deus”.



Esse álbum deu-lhe repercussão internacional, recebendo o convite para participar do maior evento adventista de música gospel do mundo, promovido pela Conferência Geral da IASD, durante a Convenção Qüinqüenal, em Toronto, no Canadá, abrindo portas para uma turnê de 15 apresentações por cidades dos Estados Unidos, durante os meses de junho e julho do ano 2000.

Em 2002, foi lançado o projeto do quarto CD, “Onde Ele For”, baseado em canções para quem necessita de conforto, amor e esperança. Em maio de 2003, o trabalho foi lançado para um público de quase cinco mil pessoas, no Teatro Iemanjá do Centro de Convenções da Bahia. Em 2005, no Teatro Acbeu, o Grupo HarmusS gravou seu primeiro DVD, o "Você faz parte dessa história".

Da formação original, ainda resta um membro: o engenheiro civil Golbery Reis, que canta tenor. Ele é ex-diretor e atual conselheiro do grupo. É também irmão do primeiro líder do grupo, Geibel Reis. Conheça os atuais integrantes do HarmusS, suas profissões e funções desempenhadas no grupo.

Adriel Campos, músico - toca guitarra;
Alan Pereira, autônomo - canta barítono;
Allan Oliveira, publicitário - canta barítono;
Amanda Alves, enfermeira obstetra - canta contralto;
Edrei Campos, cirurgião-dentista - baterista;
Golbery Reis, engenheiro civil - canta tenor;
Israel Osório, músico - toca baixo;
Isvi Batista, publicitário - toca violão;
Jean Nascimento, bacharel em Letras - canta tenor;
Joseane Andrade, assistente social - canta soprano;
Ludmilla Santos, estudante - canta contralto;
Rana Bastos, biomédica - canta soprano;
Reilane Silva, pedagoga - canta contralto;
Samuel Querino, bombeiro civil - canta tenor;
Tacyane Reis, estudante - canta soprano;
Valmiro Oliveira, técnico de informática e professor universitário - toca piano/teclado.

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia e o Twitter @AloAlo_Bahia.

Foto: Divulgação.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias