20 Jun 2023
Governo vai distribuir absorventes pelo SUS; veja como e onde retirar

A medida pertence ao Programa de Proteção e Promoção da Saúde Menstrual instituído pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em março deste ano. O objetivo é combater a falta de acesso a produtos de higiene no período da menstruação e garantir cuidados básicos de saúde.
Requisitos
Para ser contemplado pelo programa, a pessoa deve pertencer a um dos grupos abaixo:
- Pessoa em situação de rua ou pobreza;
- Estudante da rede pública de ensino (escolas públicas federais, estaduais e municipais);
- Pertencer à família de baixa renda;
- Estar no sistema penal ou cumprindo medidas socioeducativas.
Onde posso retirar?
Em estabelecimentos da Atenção Primária à Saúde, escolas da rede pública, unidades do Sistema Único de Assistência Social, presídios e instituições de cumprimento de medidas socioeducativas.
O programa deve atender 24 milhões de pessoas e oferecerá capacitação de agentes públicos para esclarecer sobre a dignidade menstrual, além de campanhas publicitárias.
A medida foi aprovada no Senado em setembro de 2021 e seguiu para sanção presidencial. Na época, o então presidente Jair Bolsonaro vetou trechos do projeto. Em março deste ano, Lula editou o decreto.
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil.
Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia e o Twitter @AloAlo_Bahia.