Governo Lula fecha 2023 com 54%, de aprovação, segundo pesquisa

redacao@aloalobahia.com

Segundo pesquisa Quaest, divulgada nesta quarta-feira (20), a aprovação do governo Lula manteve-se em 54%. Ao longo do primeiro ano deste mandato, a taxa variou entre 51% e 56%.

A gestão do presidente é desaprovada por 43%, enquanto outros 3% não souberam ou não responderam. Na pesquisa anterior, divulgada em outubro, a desaprovação era de 42%, o patamar mais baixo no ano. A taxa variou entre 28% e 43% em 2023.

A pesquisa, encomendada pela Genial Investimentos, revelou que o governo Lula é melhor avaliado entre nordestinos, mulheres, idosos, católicos, pessoas pretas, cidadões com até o ensino fundamental e pessoas com renda familiar de até dois salários mínimos.

Notícias: Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Em relação às regiões brasileiras, o governo federal tem aprovação de 70% no Nordeste, onde 28% da população desaprova. O pior desempenho registrado é na região Sul, onde a desaprovação é de 51%, maior do que a aprovação de 46%.

Sobre as expectativas para a Economia em 2024, 55% dos entrevistados acredita que a situação vai melhorar, enquanto 25% acreditam que vai piorar, 16%, permanecer estável; e 3% não souberam ou não responderam. Em outubro, o número de otimistas era de 50% contra 28% de pesssimistas. À época, para 18% da população a situação se manteria igual.

Ao todo, foram entrevistadas 2.012 pessoas, presencialmente, entre 14 e 18 de dezembro. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais com nível de confiança de 95%.

* Por José Mion, com informações da coluna Guilherme Amado/Metrópoles. Foto: Ricardo Stuckert.

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias