Governo brasileiro prorroga prazo para emissão da nova Carteira Nacional de Identidade; vem saber

redacao@aloalobahia.com

O governo federal decidiu prorrogar até o dia 11 de janeiro o prazo para que os estados e o Distrito Federal comecem a emitir a nova Carteira Nacional de Identidade. O limite estabelecido para a adequação era até esta segunda-feira (6).

De acordo com o Ministério da Gestão e Inovação, até o momento, foram emitidas 2 milhões de novas carteiras de identidade. O documento unifica o registro geral em todas as unidades da federação por meio do Cadastro de Pessoas Físicas.

Notícias: Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

A adoção de um novo modelo de Carteira de Identidade tem como objetivo diminuir a possibilidade de fraudes, visto que antes era possível que a mesma pessoa tivesse um número de RG por estado, além do CPF. Com a CIN, o cidadão passa a ter um número de identificação apenas.

A nova carteira apresenta ainda um QR Code, que permite verificar sua autenticidade do documento, bem como saber se foi furtado ou extraviado, e conta também com um código de padrão internacional chamado MRZ, o mesmo utilizado em passaportes, o que o torna ainda um documento de viagem.




* Por Luana Veiga. Foto: Ministério de Gestão e Inovação/Reprodução.

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias