Governo brasileiro já concedeu quase 600 vistos para nômades digitais no país

redacao@aloalobahia.com

Desde seu lançamento no ano passado, a categoria "nomade digital" recebeu um total de 597 vistos concedidos pelo governo brasileiro. A informação foi divulgada pelo jornal O Globo. O número ainda é pequeno, mas número de vistos concedidos no primeiro semestre deste ano é quase o dobro de todo o ano passado, o que pode indicar uma aceleração.

Em todo o mundo, os nômades digitais já somam 35 milhões e a estimativa é que cheguem a 1 bilhão em 2035. O maior vetor para esse crescimento partiu da pandemia da Covid-19, quando empresas permitiram que as pessoas façam seus trabalhos sem ter local fixo. 

Notícias: Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se 

Desde a pandemia, mais de 40 países criaram a categoria que permite a estrangeiros morarem em um país trabalhando remotamente para empresas em outros países.

Do total de vistos emitidos pelo Brasil, 33% foram para cidadãos da Rússia e 23% para americanos. Outros 11% são da França, 10% da Alemanha e 6% da Itália. Metade dos estrangeiros está na faixa dos 30 anos e 72% são homens, segundo dados do Ministério da Justiça.

Para obter o visto, o estrangeiro precisa comprovar renda de pelo menos US$ 1500. O visto é válido por um ano e renovável por mais um.

Por Matheus Simoni. Foto: Unsplash.

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias