28 Jun 2023
Governador se reúne com Lula e BYD em Brasília, nesta quarta (28); na pauta, fábrica na Bahia

Segundo o jornal Valor Econômico, o anúncio dos detalhes da fábrica já aconteceria na próxima terça-feira (4) e a vinda antecipada de Li seria justamente para definir algumas questões, como incentivos fiscais e a localização da fábrica.
De acordo com a publicação, as negociações dos chineses com a Ford, para a compra da fábrica da montadora americana em Camaçari, fechada em 2021, não estariam concluídas e o governo estaria preparado para oferecer outra área.
Em entrevista ao Valor, Li foi evasiva, dizendo apenas haver "algumas pendências" e que estavam "muito próximos agora (do anúncio)", sem confirmar sua data e nem se a Bahia será realmente sede da nova fábrica.
Lula e Jerônimo estiveram com a direção da BYD em abril, na China. O governador chegou a visitar fábricas enquanto o presidente se encontrou, em Xangai, com o fundador e presidente da empresa, fundada em 1996 e, desde 2022, a maior fabricante de veículos elétricos do mundo.
A fábrica na Bahia não seria o primeiro investimento do grupo no Brasil, onde está presente desde 2015. Atualmente, a BYD tem uma fábrica de montagem de ônibus elétricos em Campinas (SP), onde também produz módulos fotovoltaicos para painéis de energia solar. Em Manaus, a empresa conta com uma linha de montagem de baterias de fosfato de ferro-lítio, que abastece a frota de ônibus elétricos. Além disso, a BYD ainda está envolvida em projetos de monotrilhos em São Paulo e Salvador.
* Por José Mion. Foto: Daniel Senna/GOVBA.
Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia e o Twitter @AloAlo_Bahia.