Golden retriever auxilia no tratamento de crianças e adolescentes em hospital de Salvador; conheça Bento

redacao@aloalobahia.com

Ele tem cinco anos, pesa 44 quilos e tem muitos pelos. Quando chega ao Hospital Martagão Gesteira, antes mesmo de colocar o crachá, já começa a ser abordado por pacientes, familiares e colaboradores. Todo mundo quer fazer um carinho, dar um abraço, tirar uma foto. Essa é a rotina da visita de Bento, um cão da raça golden retriever que, há pouco mais de um ano, tem feito a alegria de crianças e adolescentes internados no hospital.

Quinzenalmente, desde julho de 2022, Bento visita, acompanhado pelo Grupo de Humanização do hospital, os pacientes. Os encontros são realizados na brinquedoteca, onde também ocorreu a celebração do aniversário do cão terapeuta. “Observamos que há benefícios na socialização, na interação das crianças, nos aspectos de humor, redução de estresse, ansiedade e adaptação ao processo de hospitalização. O ambiente hospitalar se torna um espaço menos ameaçador e mais prazeroso somente pela presença do animal no local”, ressaltou a psicóloga Laís Damasceno.

Notícias: Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

3a2797c0 14ed 45e0 8ab6 08d018c9a78e
Para fazer as visitas, foi necessário cumprir algumas regras: o animal precisa estar vacinado, vermifugado e passar por um adestramento de PetTerapia, que dura, em média, 90 dias. A cada encontro, precisa antes tomar um banho com bactericida.

O corretor de seguros Cláudio Fonseca é o dono de Bento. Ele contou que assistiu um programa de TV sobre um cão que fazia um trabalho voluntário. Daí surgiu a inspiração. “Achei muito bacana e quis que Bento fizesse o mesmo em Salvador. É um presente, realmente. Uma sensação maravilhosa. Ele tem todo o perfil para fazer esse tipo de ação. É importante não ficar só pra mim e levar para as pessoas que precisam também”, disse Fonseca.

04aafc88 8855 47ba 9eb9 9e79c2bbf4f0
A autônoma Stefany Alves da Conceição é mãe do pequeno Lorenzo, de 4 anos, paciente do Martagão há dois anos, e elogia a iniciativa. "Como mãe, achei incrível. Quando Bento vem aqui, meu filho adora. Sinto muita alegria de ver ele assim, se divertindo, interagindo porque no ambiente hospitalar é muito complicado”, frisou.

0c70ec83 9846 4936 8852 007d17846e75
Também autônoma, Vandete Berdoti foi ao hospital com a filha, Mari Rafaela, de 13 anos, de Monte Santo, para um tratamento. “Quando chegamos aqui, ficamos sem chão, mas fomos acolhidas com amor, carinho e profissionalismo. Achei muito boa a ação, muito bonitinha. Me senti feliz nunca tinha alisado um Golden. Só de ver minha filha feliz, fico muito grata”, afirmou.

A filha da faxineira Laiane Silva, a estudante Sophia Bonifácio, de 7 anos, conseguiu interagir após a visita. “Somos de Jequié e há dois anos minha filha faz tratamento no Martagão. Ela não é de conversar muito e depois que viu Bento começou a falar. Fiquei emocionada”, pontuou. 

1c6dab81 e659 4284 87ae 1fc400d7ee02
A iniciativa foi selecionada como um dos finalistas do Prêmio Humanizar a Saúde 2023. “Estamos muito felizes por essa indicação. Representa o reconhecimento dos benefícios dessa ação que visa melhorar humanizar ainda mais o atendimento no Martagão”, comemorou a diretora operacional do hospital, Queitiane Carneiro.

* Por N.R. Fotos: Divulgação.

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias