Globonews vai exibir programa dedicado aos 50 anos do Ilê Aiyê no domingo (4)

redacao@aloalobahia.com

O canal Globonews vai dedicar um quadro inteiro à celebração dos 50 anos do Ilê Aiyê, primeiro bloco afro do Brasil. No 'Balaio Globonews', a apresentadora Bete Pacheco desembarca em Salvador com a equipe do programa para visitar a sede do grupo fundado em 1974 por moradores do bairro do Curuzu, e que até hoje preserva a tradição de manter apenas negros entre seus integrantes. O quadro vai ao ar dentro do ‘Especial de Domingo’, a partir das 18h.

Clique aqui e participe do canal do Alô Alô Bahia no WhatsApp

Mais do que um bloco de carnaval, o Ilê Aiyê se destaca pelas suas variadas manifestações e trabalhos sociais, como oficinas de formação profissional, projetos de extensão pedagógica com conteúdo educativo sobre a ancestralidade africana, além de cadernos didáticos que são adotados nas escolas da região desde 1995.

Para falar sobre a história do bloco pioneiro do carnaval de Salvador, a apresentadora reúne a ministra da Cultura, Margareth Menezes, o cantor Carlinhos Brown e figuras icônicas da banda, como o Vovô do Ilê e Vivaldo Benvindo.
 
“A conversa foi para lá de boa, sobretudo porque todos ali entendem que a arte é uma grande ferramenta transformadora e inclusiva. Margareth e Brown têm uma relação muito íntima com o Ilê, além de muitas histórias de vários carnavais juntos. A ladeira do Curuzu ficou pequena!", destaca Bete.
 
Segundo a ministra da Cultura, Margareth Menezes, a arte está no DNA do brasileiro. “Eu acho que o povo brasileiro precisa entender o que é esse potencial que a cultura tem - um potencial econômico, de transformação de vida, de possibilidades”, afirma Margareth. “O tambor é a primeira militância do mundo e hoje reorganiza o Brasil. O tambor é a ligação entre o céu e a terra”, diz Carlinhos Brown. 

Publicado por Hilza Cordeiro. Foto: Divulgação/Rede Globo

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o X (antigo Twitter) @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias