30 Jun 2023
Gilberto Gil e família se apresentam em Salvador: “Ainda mais afeto e emoção do que em outros lugares”

Além dos filhos Bem e José, e dos netos João e Flor, que já estavam nos palcos nos shows pelo mundo, somam-se as filhas Nara, que canta com o pai há muitos anos, e Preta, que luta contra um câncer. A nora Mariá Pinkusfeld e os netos Francisco (Fran), Pedro, Gabriel, Lucas, Bento, Dom e Sereno, também vão participar dos shows.
“O show tem sido bem recebido em todos os lugares. Imagina em Salvador?! É a minha terra, meu lugar”, comenta o artista em entrevista ao Alô Alô Bahia.

Além de celebrarem no palco a família - com as várias individualidades, histórias que se costuram e gerações - em Salvador, Gil e os seus também celebram o reencontro com a “grande família baiana”.
“Eu sou daqui. Alguns dos meus filhos e filhas são daqui. Então temos parentes, amigos, professores… tem tanta gente! A grande família baiana: também tem esse lado, esse aspecto… Eu sou meio parente de todo mundo aqui, mais do que de outros lugares do Brasil e do mundo”, comenta Gil.

Para ele, o espetáculo vai ter um sentido ainda mais especial nestes dois dias. A celebração será das raízes: do núcleo familiar, mas também da sua terra natal, sua outra casa, a Bahia - que como ele mesmo canta em “Aquele Abraço”, canção composta em 1969, “ já deu régua e compasso”.
“A expectativa é que isso aglutine ainda mais afeto, mais emoção e mais alegria do que em outros lugares”, afirma ao Alô Alô Bahia.
A família promete apresentar um repertório com os muitos sucessos acumulados ao longo dos quase 60 anos de carreira do já imortal Gil. Músicas como "Palco", "Tempo Rei" e "Vamos Fugir", além de canções do repertório dos Gilsons, banda de José, João e Francisco, e outra do repertório de Preta Gil. "Barato Total”, "Serafim", e “Avisa Lá", do Olodum, dão início ao show.
Na apresentação, tudo remete a positividade e ao conforto do “lar”. Preta Gil, que enfrenta um tratamento contra o câncer e uma separação, foi ovacionada pelo público em outras apresentações e deve preparar algo especial para Salvador, cidade em que foi criada.


Gil e sua neta Flor cantam juntos “Garota de Ipanema".

Já Nara canta "Amor Até o Fim”, música que seu pai fez para a mãe. O neto Bento também faz bonito em "O Pato", homenagem a João Gilberto, e "Metáfora”.

Bela Gil participa do show dançando em "Andar com Fé".
O momento que sintetiza o espírito do espetáculo é quanto Gil canta "Babá Alapalá”, que fala sobre ancestralidade - nesta hora, passam pelo telão do fundo do palco imagens do álbum da família. O cenário é do show é formado por tiras de tecidos elásticos verticais, onde são projetadas as imagens.

Outras fotografias da família são exibidas ao longo do show; elas se desdobram em imagens da Bahia, do Rio de Janeiro, dos Filhos de Gandhy, dos Doces Bárbaros, de Rita Lee e de toda a família estendida.
A família sustenta a proposta do espetáculo musicalmente sobretudo na figura do diretor musical Bem e do trio Francisco (foto), João e José, que integram os Gilsons.

As vocalistas Preta, Nara e Flor alternam momentos de destaque. Mariá Pinkusfeld, nora de Gil, integra o quarteto vocal.


Completam a formação do show os netos Pedro, Gabriel e Lucas na percussão, além dos pequenos Sereno, Nino, Dom e Sol de Maria, bisneta de Gil.

Gal Costa e Rita Lee também devem ser lembradas no show da capital baiana. A primeira, com "Esotérico", do repertório dos Doces Bárbaros, quarteto que reuniu a cantora, Gil, Caetano Veloso e Maria Bethânia na década de 1970. Já a paulistana é homenageada com "De Leve", versão de "Get Back", dos Beatles, que Gil e ela fizeram juntos para o show "Refestança", que os uniu em 1977, e com "Ovelha Negra", entoada pelas mulheres da banda.

Assim como no Rio de Janeiro, o show deve acabar com "Aquele Abraço”, feita por Gil para louvar a beleza da existência mesmo sob o horror da prisão arbitrária da qual ele acabara de sair, e “Toda Menina Baiana”, para fechar com chave de ouro.


- "Viajando com os Gil" estreia na Amazon nesta sexta-feira (30)

A turnê “Nós, a Gente”, que será apresentada em Salvador, percorreu vários países, em 17 shows, e foi acompanhada pela equipe responsável por gravar a nova temporada da série "Viajando com os Gil". O Prime Video lança, nesta sexta-feira (30), a série documental.
Por meio de seis episódios, a produção acompanha a família durante a turnê internacional que celebrou o aniversário de 80 anos de Gilberto Gil.
O reality faz com que o público também se sinta um dos membros da turnê, que traz o cantor, Flora Gil, Bela Gil, Preta Gil, Flor Gil, Nara Gil, João Gil, Francisco Gil, Bem Gil, José Gil, Marília Gil, Maria Gil, Bento Gil, Pedro Gil, Lucas Gil, Gabriel Gil e outros integrantes da maior família musical do Brasil.
Ao todo, são quase 40 familiares viajando juntos, incluindo 7 filhos, 12 netos e 1 bisneta do cantor ao longo de 36 dias. Foram 15 apresentações em 10 países como França, Alemanha, Itália, Dinamarca, Inglaterra e Marrocos. "Viajando com os Gil" mostra como a família tornou realidade a turnê planejada na primeira temporada, "Em Casa com os Gil".

Leia mais: Gilberto Gil comemora 81 anos com família reunida e jantar especial em Salvador. Veja fotos
Fotos: Alessandra Lima/Divulgação, Babi Furtado/Divulgação/Qualistage, Patrícia Devoraes/Brazil e News Prime Video/Divulgação.
Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia e o Twitter @AloAlo_Bahia.