Geração Z aumentou consumo de música e podcasts em 76% no primeiro semestre de 2023, diz estudo

redacao@aloalobahia.com

A quinta edição do Culture Next do Spotify, relatório anual de cultura e tendências globais do Spotify Advertising, reexaminou hábitos, comportamentos e opiniões da geração Z. Entre os dados levantados está o aumento em 76% no primeiro semestre de 2023 no consumo de música e podcasts: foram mais de 560 bilhões de canções e mais de 3 bilhões de episódios escutados.

Notícias: Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se
  
Com base nas informações apuradas, o Culture Next também apontou tendências de 2023 entre o público nascido entre 1997 e 2010. A primeira delas são os Mergulhos Culturais, uma espécie de aprofundamento das experiências por meio das imersões em músicas e podcasts, consumindo conteúdos mais personalizados.
 
De acordo com a pesquisa, essa parcela da população usou o DJ de inteligência artificial, disponibilizado pela plataforma em fevereiro de 2023, para escutar mais de 1,5 bilhão de minutos de música e recomendações, gerando conexões mais profundas, com trocas.
 
No universo dos podcasts, o estudo revelou que a geração Z está consumindo mais categorias como Crime e Suspense (111%), Ciência (84%) e Esportes (67%). Os conteúdo sobre educação também estão em alta entre este público. No Brasil, o consumo aumentou em 80% em relação ao ano anterior.
 
Vale destacar que a geração Z brasileira representou mais de 148 milhões de streamings de podcast no Spotify no primeiro semestre de 2023: um aumento de 68% em comparação a 2022.
 
A Cultura Viral também está na lista de tendências percebidas pelo estudo. Segundo os dados, no Brasil, 75% da geração Z acredita que "tendências virais fazem a cultura evoluir mais rápido". Cerca de 40% deles afirmaram que ouviram algum podcast em velocidade acelerada no último ano, enquanto 58% disseram ter acelerado músicas.




Por Gabriela Cruz com informações do Spotify. Fotos: reprodução


Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

 

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias