Gastrobar em Salvador destaca programação cultural 100% feminina e LGBTQIA+ em janeiro; confira

redacao@aloalobahia.com

No coração de Salvador, a Casa Sankofa Bar e Cultura abre suas portas para um mês especial de celebração e valorização feminina e LGBTQIA+. Sob a liderança de Antônia Oliveira, e suas filhas e sócias, Luana Nascimento e Thais Nascimento, o estabelecimento promove em janeiro uma programação que inclui apresentações especiais da Drag Queen Dandara nas Quintas do Orgulho LGBTQIA+ do gastrobar, além da FeijoSamba.

Clique aqui e participe do canal do Alô Alô Bahia no WhatsApp

“Ao longo da semana estamos recebendo bandas lideradas por mulheres ou bandas integralmente femininas. Estamos seguindo essa importante abordagem de fortalecimento do protagonismo das mulheres no samba. Além de produzirem música de alta qualidade, elas têm sido grandes aliadas na retomada cultural do bar”, destaca Thais.


Confira a programação:


18 e 25 e janeiro


A Casa Sankofa reserva este dia para dar palco às expressões artísticas da diversidade LGBTQIAP+. Em colaboração com a drag queen Dandara, o evento apresenta performances de dublagem das músicas de divas brasileiras e internacionais, games e interações com o público.

 
19 e 26 de janeiro

A cantora Eloah Monteiro promove o "Samba da LEOAH", que reúne mulheres para um show que transita do samba raiz ao samba de roda, do pagodinho ao pagodão. A formação inclui Eloah Monteiro (voz), Mari Santana (percussão), Ágatha Clarissa (cavaquinho) e Meg de Souza (segunda voz e violão).

 
20 de janeiro

O Samba Rigaud apresenta uma roda de conversa sobre lesbianidade, gênero e afins com Laura Rigaud (voz), Agatha Clarissa (voz e cavaquinho), Meg de Souza (voz e violão), Amanda Quadros (surdo e tamborim) e Dedê Fatumma (voz, pandeiro e caixa), autora do livro "Lesbianidade", da coleção Feminismos Plurais. A proposta é levar para a rua uma roda de conversa, intelectuais, música e cerveja.


21 de janeiro

A FeijoSamba é um projeto que traz a cultura soteropolitana de comer feijão e sambar no domingo. O feijão é servido às 12h e o samba começa às 16h, comandado pela banda Samba de Lua, um grupo de samba formado por musicistas pretos da capital baiana. Fundado em 2023, o repertório do Samba de Lua conta com clássicos da música baiana, samba de roda e samba do Recôncavo.

 
28 de janeiro

A FeijoSamba será comandada pelo grupo Quilombo de Artistas, conjunto de artistas mulheres formado especialmente para tocar no espaço.



* Por Luana Veiga. Foto: Divulgação.

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o X (antigo Twitter) @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias