Gastos de turistas no Brasil superam período pré-pandemia

redacao@aloalobahia.com

O ano de 2023 está acabando com boas novas para o turismo nacional. Em agosto, os turistas internacionais gastaram US$ 657 milhões no Brasil, o maior valor registrado no mês nos últimos 28 anos. Nos 8 primeiros meses do ano, os gastos de estrangeiros foram de US$ 4,4 bilhões, 7,5% a mais do que foi registrado no mesmo período de 2019, antes da pandemia, e 38% maior que o total dos primeiros oito meses de 2022.

"O aumento recorde do consumo do turista estrangeiro que nos visita significa geração de emprego e renda. Temos sol e praia, cultura, gastronomia, ecoturismo, turismo de aventura, afroturismo. O Brasil tem um destino ideal para cada perfil de turista", destacou Marcelo Freixo, presidente da Embratur, em entrevista à Forbes.

Clique aqui e participe do canal do Alô Alô Bahia no WhatsApp

O recorde foi também o número de estrangeiros visitando o Brasil de janeiro a agosto. Mais de 4 milhões de turistas de fora do país (4,020 milhões) passaram por aqui, número 111% maior do que o registrado em 2022.

"Há uma combinação de fatores que explica a recuperação muito sólida desse segmento. Nosso câmbio está muito favorável para o norte-americano, segundo maior público que recebemos. Pensando no mercado sul-americano, as passagens aéreas, embora mais baratas que ano passado, seguem caras para chilenos e argentinos mudarem de continente, o que facilita a escolha pelo Brasil", avalia Guilherme Dietze, coordenador do Conselho de Turismo da Fecomercio SP.

Segundo ele, a imagem brasileira é, atualmente, mais positiva no exterior do que a de 2022. "Tem tudo para ser um ano histórico, pois a tendência é finalmente superarmos os 6 milhões de turistas estrangeiros no país, alcançando 7 milhões, o que ainda é muito pouco considerando nosso potencial turístico", destaca.

* Por José Mion, com informações da Forbes. Foto: Reprodução.

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias