2 Dec 2023
Gari e artista baiano é destaque em ações de combate ao vandalismo no Rio: 'lugar decorado inibe a degradação'

Derlan tem, atualmente, 70 painéis pintados pela capital fluminense e usa seu talento no combate à degradação urbana. O baiano, que fez um curso rápido de pintura assina murais em sete pilares de viaduto da Linha Amarela, em frente à Cidade de Deus, por exemplo. Lá, ilustra o anoitecer na África, cachoeiras, animais e árvores, nas estruturas que, até pouco tempo, eram rabiscados e e serviam apenas para descarte de lixo e consumo de crack.
Notícias: Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se
"A essência é o desenho. Não basta pintar. Quando o lugar está decorado, inibe a degradação", reflete Derlan, que demorou dois meses para encher o local com suas cores. "Não faço risco. Vou direto pintando com o pincel. E faço tudo sozinho", se orgulha.
Além da Cidade de Deus, sua arte já chegou a áreas degradadas de Pavuna, Irajá, Madureira, Jardim América e Parque Garota de Ipanema, além dos desenhos nos "ecopontos", onde são instaladas caixas metálicas para acabar com lixões nas comunidades. Até o final de 2023, serão 47 deles com sua assinatura.
* Por José Mion, com informações d'O Globo. Foto: Hermes de Paula.
Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.