Gari e artista baiano é destaque em ações de combate ao vandalismo no Rio: 'lugar decorado inibe a degradação'

redacao@aloalobahia.com

O baiano Derlan de Matos Almeida, que trabalha como gari na Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb), no Rio de Janeiro, desde 2004, foi um dos bons exemplos apontados por uma série especial do jornal O Globo, responsáveis por projetos e ações em uma cidade impactada pelo desrespeito ao coletivo. O diário carioca cita o artista autodidata na série "Um crime contra todos", em que são apresentadas as histórias de quem combate o vandalismo.

Derlan tem, atualmente, 70 painéis pintados pela capital fluminense e usa seu talento no combate à degradação urbana. O baiano, que fez um curso rápido de pintura assina murais em sete pilares de viaduto da Linha Amarela, em frente à Cidade de Deus, por exemplo. Lá, ilustra o anoitecer na África, cachoeiras, animais e árvores, nas estruturas que, até pouco tempo, eram rabiscados e e serviam apenas para descarte de lixo e consumo de crack.

Notícias: Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

"A essência é o desenho. Não basta pintar. Quando o lugar está decorado, inibe a degradação", reflete Derlan, que demorou dois meses para encher o local com suas cores. "Não faço risco. Vou direto pintando com o pincel. E faço tudo sozinho", se orgulha.

Além da Cidade de Deus, sua arte já chegou a áreas degradadas de Pavuna, Irajá, Madureira, Jardim América e Parque Garota de Ipanema, além dos desenhos nos "ecopontos", onde são instaladas caixas metálicas para acabar com lixões nas comunidades. Até o final de 2023, serão 47 deles com sua assinatura.

* Por José Mion, com informações d'O Globo. Foto: Hermes de Paula.

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias