28 Feb 2024
Funfun no Passo: Orkestra Rumpilezz retoma shows gratuitos no Centro Histórico de Salvador nesta sexta-feira (1°)

Os concertos do "Rumpilezz Funfun no Passo" têm lotado a Escadaria do Passo a cada mês e levado um público diverso e animado para ouvir música instrumental no Centro Histórico da cidade.
Clique aqui e participe do canal do Alô Alô Bahia no WhatsApp
Este projeto, que resulta da parceria do Instituto Rumpilezz com a Secretaria de Cultura e Turismo do município, marca o retorno da Orkestra às suas atividades calendarizadas na cidade de Salvador. Para isso, nada mais assertivo do que celebrar sua música às sextas-feiras, dia que simboliza os orixás "funfun", ou seja, que se vestem de branco, assim como o tradicional figurino utilizado pelos músicos da orquestra em reverência a estes deuses yorubás.
"A orquestra tem uma vibração espiritual muito forte, tudo nessa orquestra traz esse sentimento de espiritualidade. Os tambores, as músicas, o compositor, maestro Letieres Leite (in memorian): a gente sempre toca com o botão da espiritualidade ligado. Estaremos todos de branco, nosso figurino primordial, para saudar as sextas-feiras de Oxalá e lembrar do nosso maestro, que é de Xangô", afirma Rowney Scott, saxofonista.

Passados dois anos da passagem do maestro Letieres Leite, a equipe do Instituto Rumpilezz teve a ideia de reviver algo parecido com o que acontecia nos primeiros anos da orquestra, quando se apresentava semanalmente nas praças do Pelourinho. As apresentações que compõem o calendário do projeto visam aproximar a orquestra do público soteropolitano, levando a música instrumental de concerto para a rua e, mais uma vez, contribuindo para democratizar o acesso da população a este tipo de música.
No repertório, músicas dos seus álbuns autorais - Letieres Leite & Orkestra Rumpilezz (2009) e A Saga da Travessia (2016) - e dos projetos especiais que revisitam as obras de Moacir Santos, Dorival Caymmi e o álbum Maria Fumaça, do grupo Black Rio. Fazem parte do repertório autoral músicas como "Aláfia", "O samba nasceu na Bahia", "Taboão", "Adupé, Fafá" e "Feira de 7 portas".
Criada em 2006 pelo maestro Letieres Leite, a Rumpilezz traz no nome uma reverência ao universo sagrado do Candomblé e suas matrizes rítmicas, com seus três atabaques — Rum, Rumpi e Lé —, ao que se acrescenta, no final da palavra, duas letras "z" em referência ao jazz.
Conhecida e aclamada internacionalmente por sua formação, originalidade e musicalidade, a Orkestra é composta por instrumentos de sopro e percussão e traz em sua essência as raízes rítmicas afro-baianas traduzidas na harmonização do jazz, se destacando como uma referência na música instrumental brasileira.
Serviço
O quê: Rumpilezz Funfun no Passo;
Onde: Escadaria do Passo - Centro Histórico de Salvador;
Quando: 1° de março - sexta-feira / 19h;
Evento gratuito.
* Publicado por N.R. Fotos: Caio Lírio / Divulgação.
Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o X (antigo Twitter) @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.