Fundador do Bembé do Mercado, João de Obá ganha monumento na Bahia

redacao@aloalobahia.com

Fundador do Bembé do Mercado, João de Obá ganhou uma homenagem especial em Santo Amaro, no Recôncavo Baiano. É que foi instalada no Largo do Mercado, na região central, um monumento em celebração ao pai de santo responsável por fundar, há 134 anos, o maior ritual ao ar livre do Candomblé no Brasil.

O monumento faz coro à resistência da população negra contra o racismo e o combate à intolerância religiosa no país, assim como defende a preservação da cultura e das tradições de matriz africana no Brasil.

A escultura produzida pela artista plástica soteropolitana Annia Rízia mede 56 cm de altura e 40 cm de comprimento e foi confeccionada com resina revestida com pó de mármore e grafite.

O projeto é idealizado pelo Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira, de Salvador, e realizado em parceria com a Associação Beneficente Bembé do Mercado, o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia, vinculado ao Governo da Bahia e a Prefeitura de Santo Amaro.

“O Bembé do Mercado foi criado para pedir a tolerância da população e das autoridades com as tradições e a cultura africana no município de Santo Amaro no século XIV. Uma atitude bastante simbólica e atual, como se estivéssemos estendendo a bandeira branca pela paz. O busto, além de justo, é a forma de nunca esquecermos a memória do João de Obá e de reafirmar a sua luta atualmente”, defende José Raimundo Chaves, o “Pai Pote”, presidente da Associação Beneficente Bembé do Mercado, que administra a festividade.

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia e o Twitter @AloAlo_Bahia

Foto: Jamile Coelho/Muncab.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias