Fundada em 1968, Biblioteca Juracy Magalhães Júnior passa por requalificação e é reaberta ao público em Salvador

redacao@aloalobahia.com

Localizada no bairro do Rio Vermelho, em Salvador, a Biblioteca Juracy Magalhães Jr., equipamento que faz parte da Fundação Pedro Calmon, passou por um processo de requalificação e foi reaberta ao público nesta quinta-feira (30). Fundado em 23 de setembro de 1968, o equipamento é reconhecido pelo seu acervo de livros, periódicos e iconográficos que registram e preservam a memória de um dos bairros mais icônicos da capital baiana, sendo uma fonte de pesquisa para a comunidade, especialmente para historiadores e historiadoras.

O ato de reabertura contou com intervenção de grafitte realizada por Denissena, apresentação da musical da banda Opaxorô da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais e a leitura dramática de poesias com o movimento Exploesia, além de contação de histórias para o público infantil.

Notícias: Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

A reabertura da biblioteca Juracy Magalhães Júnior não é apenas a restauração de um edifício, mas o investimento na qualificação de um espaço que preserva acervos do bairro do Rio Vermelho e celebra a diversidade de ideias. A política de leitura e o acesso a livros desempenham um papel crucial na promoção do pensamento crítico e as bibliotecas são essenciais para criar um ambiente propício ao desenvolvimento cultural pleno”, enfatizou o secretário de Cultura da Bahia, Bruno Monteiro.
 
JzowulS.md.png


A Biblioteca Juracy Magalhães Jr. oferece ao público serviços como empréstimo de livros, pesquisa, atividades no setor infantil, consulta de jornais e revistas no setor de periódicos, além de promover diversas atividades culturais como oficinas literárias, lançamento de livros, palestras, rodas de conversas, treinamentos, apresentações lúdicas, musicais, teatro, exposições temáticas, entre outras ações.




* Por Luana Veiga. Foto: Lucas Rosário/Secult-BA.

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias