Fórum ESG: Painel sobre governança ambiental, social e corporativa para afroempreendedores encerra programação

Kirk Moreno é jornalista, assessor de imprensa e escreve para o Alô Alô Bahia. Insta: @kkmoreno.

Com maioria dos participantes negros, o último painel do II Fórum ESG Salvador discutiu, nesta quarta-feira (31), os desafios da sigla que aborda governança ambiental, social e corporativa para afroempreendedores. O momento foi mediado pela jornalista Linda Bezerra, que é editora chefe do Jornal CORREIO, e reuniu nomes como os empreendedores baianos Igor Leo Rocha, Lucas Reis e Nilzete Santos, além do secretário municipal de Cultura e Turismo (Secult), Pedro Tourinho.

Igor Leo Rocha, CEO da startup baiana AfroSaúde, negócio fundado em 2019 e que conecta pacientes a profissionais de saúde negros de todo o Brasil, começou a discussão ressaltando a importância das empresas pensarem em diversidade também para cargos de liderança.  HrU7IYg.md.jpg
Às vezes há uma homogeneidade tão grande que a empresa não olha para dentro. É importante que as pessoas que entram por políticas de diversidade sejam inclusivas e se tornem líderes. É a partir deste local de poder que, na prática, podemos fazer uma mudança”, destacou o empreendedor, que está na lista das 100 pessoas de descendência africana mais influentes do mundo, chancelada pela ONU.

O pesquisador e profissional de comunicação, Lucas Reis, que é CEO da Zygon, adtech especializada em marketing digital com soluções de análise de dados e mídia programática, reforçou a importância da diversidade em cargos de liderança para que seja possível surgir novas oportunidades em uma empresa.
HrU7z3F.md.jpg
Na Zygon, a gente entendeu que, ao invés de sempre replicar o Vale do Silício ou outro lugar, devemos partir e criar um repertório só nosso e que a diversidade faz a gente inovar e criar com base com o que não é comum no mercado. Dentro do nosso modo de ver o mundo corporativo, a diversidade inclusiva é fundamental na reclusão de talentos”, contou Lucas Reis.

Nilzete Santos, pioneira na atuação e promoção do turismo afro e religioso na Bahia, trouxe exemplos de práticas ESG em terreiros de candomblé: “Os caminhos dos orixás contemplam essas três letras da sigla. A gente visita um templo onde a natureza é o equilíbrio da terra. Sem folha não há candomblé. Sem fonte de agua limpa não há como cuidar do terreiro. Há a preocupação e consciência com o cuidar do outro, da sociedade e com o equilíbrio ambiental. Há governança dentro dos terreiros, tem mulheres no comando”.
HrU7Tva.md.jpg
Pedro Tourinho completou o tema com reflexões: “é importante que as empresas façam uma reflexão na prática: entender seu grupo de trabalho e se questionar se ele representa as pessoas com quem se comunica. Se não representa, e normalmente não representa, tem que chegar neste lugar”. O gestor da Secult também parabenizou o Fórum ESG: “É um evento super importante na cidade. Além de ser bem estruturado, discute pautas super ricas. Neste painel temos grandes empreendedores do país. São pessoas que buscam caminho, sobretudo, de inovação, que, vindo para o tema afroempreendedorismo, a nossa cidade e nosso país não podem abrir mão”.
HrU7o41.md.jpg

O II Fórum ESG Salvador é um projeto com o patrocínio da Acelen, Aliança da Bahia, Ambev, Atlantic Nickel, BAMIN, Bracell, CCR Metrô, Contermas, Deloitte, Grupo Luiz Mendonça - Bravo Caminhões e AuraBrasil, Jacobina Mineração, Leroy Merlin, Moura Dubeux, Sotero Ambiental, Socializa, Suzano e Unipar; apoio institucional da Prefeitura Municipal de Salvador, SEBRAE, SENAI CIMATEC e Instituto ACM; apoio do Banco Master, Larco Petróleo, Sabin, Senac e Wilson Sons e parceria do Fera Palace Hotel, Happy Tour, Hiperideal, Luzbel, Multimídia, Ticket Maker, Uranus2, Vini Figueira Gastronomia e Zum Brazil Eventos.

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia e o Twitter @AloAlo_Bahia.

Fotos: Elias Dantas/Alô Alô Bahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias