31 May 2023
Fórum ESG: Líderes de empresas defendem envolvimento de executivos na descarbonização e promoção de igualdade

Durante a palestra sobre "Agenda ESG nos Setores Econômicos", mediada por Lea Mattei, nesta quarta-feira (31), lideranças das áreas de responsabilidade ambiental, social e governança do Itaú, Suzano, Cimatec e Coty comentaram os desafios para a construção de marcas e ambientes mais sustentáveis e defenderam, sobretudo, a importância do envolvimento dos executivos nas pautas ESG para a descarbonização e promoção da igualdade.
Gerente de negócios do SENAI/Cimatec, Pedro Pozzi destacou que a descarbonização exige transdisciplinaridade, portanto, não deve ser responsabilidade exclusiva de pessoas da gestão ambiental. Pozzi citou, ainda, que o Cimatec lançará, em breve, o Atlas do Hidrogênio Verde na Bahia, a fim de incentivar a descarbonização. “O ano de 2030 é logo ali. Se piscarmos o olho, já acabou. A gente precisa estar preparado”, disse.
Já a diretora de relações institucionais do Itaú, Luciana Nicola, citou que o banco já aplicava ações de ESG antes de a sigla existir, mas ainda longe de entender a complexidade dessa agenda. Mais recentemente, o Itaú passou a entender a importância de fazer dessa agenda uma pauta não só de uma diretoria, mas do banco inteiro, segundo ela.
“A gente tinha que ter um engajamento dos executivos. As áreas de planejamento, hoje, tem sempre alguém de ESG. Hoje, temos 10 compromissos de impacto positivo e quem responde por cada um são os executivos dos negócios, inclusive nos relatórios para o Banco Central. Isso trouxe uma mudança de mentalidade importante para o banco”, afirmou.
Jornalista de formação e há 10 anos trabalhando no ramo da beleza, Paloma Capanema, head de ESG da Coty, aproveitou para contar sobre os bastidores da construção de estratégias de responsabilidade social e ambiental das 35 marcas que estão sob sua tutela.
“Hoje tenho 2,3 mil colaboradores pensando em ESG todos os dias. Eu cheguei lá para acelerar essa agenda e lançamos, por exemplo, um edital para premiar as melhores ideias para redução de desperdício”, conta ela. “E as grandes lideranças também têm que falar desse tema, e não só ‘as meninas do ESG”, defendeu.
Head global de relações corporativas da Suzano, Mariana Lisboa destacou as ações da multinacional presente em mais de 100 países. Segundo ela, a empresa adota, entre outras ações, a construção de escolas, hospitais e até apoio às policiais locais de todas as cidades em que são instalados negócios da Suzano.
“Temos mais de um milhão de hectares de área privada preservada, então, hoje, somos capazes de neutralizar 100% das nossas emissões de carbono”, contou.
Mariana Lisboa aproveitou para reafirmar a sua posição como líder e mulher ocupando seu atual posto. Apresentando fotos cercada de homens e ela como única mulher, a head lembrou como a ausência de outras figuras femininas nestes espaços de decisão comprometem o que rege a agenda ESG.
Mediadora do painel, Leana Mattei elogiou a iniciativa de realização do fórum e o posicionamento de Salvador nas discussões sobre ESG. Mattei recorreu à história para pontuar que o tema se relaciona com a economia e que esta é uma ciência social e não exata, como é costumeiramente confundida. “Economia vem do grego e quer dizer administração da casa, e tudo aqui diz respeito a administrar uma grande casa que é o nosso planeta”, afirmou.
O II Fórum ESG Salvador é um projeto com o patrocínio da Acelen, Aliança da Bahia, Ambev, Atlantic Nickel, BAMIN, Bracell, CCR Metrô, Contermas, Deloitte, Grupo Luiz Mendonça - Bravo Caminhões e AuraBrasil, Jacobina Mineração, Leroy Merlin, Moura Dubeux, Sotero Ambiental, Socializa, Suzano e Unipar; apoio institucional da Prefeitura Municipal de Salvador, SEBRAE, SENAI CIMATEC e Instituto ACM; apoio do Banco Master, Larco Petróleo, Sabin, Senac e Wilson Sons e parceria do Fera Palace Hotel, Happy Tour, Hiperideal, Luzbel, Multimídia, Ticket Maker, Uranus2, Vini Figueira Gastronomia e Zum Brazil Eventos.
Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia e o Twitter @AloAlo_Bahia.
Fotos: Elias Dantas /Alô Alô Bahia.