8 Oct 2023
Força Aérea inicia operação para repatriar brasileiros na Palestina e Israel

Uma operação da Força Aérea Brasileira (FAB) foi designada para repatriar brasileiros que tentam deixar a Palestina ou Israel por conta do conflito iniciado neste último final de semana. A informação foi confirmada pelo comandante da FAB, tenente-brigadeiro do Ar Marcelo Damasceno. A expectativa do governo brasileiro é que a primeira aeronave decole neste domingo (8) de Natal-RN com destino a Roma, na Itália, para repatriar os brasileiros. De lá, a aeronave deve seguir da Itália e pousar em Tel Aviv na tarde de segunda-feira (9) ou na terça-feira (10) para a primeira repatriação.
Ao todo, foram reservadas pelo governo seis aeronaves para a operação de resgate. São dois KC-30, com capacidade para 230 passageiros cada, além de dois KC-390, com capacidade para 80 passageiros cada, e duas aeronaves cedidas pela Presidência da República, com capacidade de 40 passageiros cada.
Inicialmente, um KC-30 segue neste domingo para Itália com objetivo de ficar mais próximo do conflito, enquanto as embaixadas finalizam a primeira lista para repatriação. Médicos e psicólogos estão na equipe que seguirá para a região para auxiliar os brasileiros.
Israel atacou os palestinos em Gaza neste domingo, depois de sofrer o dia mais sangrento em décadas. No sábado (7), combatentes do Hamas invadiram cidades israelenses, deixando mais de 900 mortos em ambos os lados.
“Nós vamos adequando o tamanho da missão em função das necessidades alocadas pelos nossos ministérios. Estamos com um brigadeiro lá na embaixada (de Israel) ajudando nessa consolidação de todos os brasileiros, de todas as embaixadas da região, Egito, Jordânia e Israel, para que possamos trazer todos os brasileiros que estão na região, logicamente aqueles que desejarem. Importante dizer que vários também já estão se colocando em aeronaves comerciais”, disse o comandante da FAB.
Por Matheus Simoni. Fotos: Fernando Frazão/Agência Brasil
Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.