"Fora do normal": Brasil pode bater recorde de calor na próxima semana; entenda

Matheus Simoni é jornalista, repórter e escreve para o Alô Alô Bahia | @teusimoni

O recorde oficial de temperatura máxima do Brasil pode cair nos próximos dias. A avaliação é da agência de notícias MetSul Meteorologia. Os prognósticos da MetSul indicam máximas na segunda metade desta semana e ainda no começo da semana que vem de 43ºC a 45ºC no Centro-Oeste do Brasil, não se descartando marcas em alguns pontos entre 45ºC e 45ºC. 

Se as estimativas se confirmarem, recorde oficial de calor do país pode cair durante a excepcional onda de calor que está recém começando no Centro-Oeste brasileiro. A maior temperatura já registrada oficialmente até hoje no Brasil foi de 44,8°C em Nova Maringá, Mato Grosso, em 4 e 5 de novembro de 2020, superando o contestado até então recorde oficial de Bom Jesus, Piauí, de 2005, de 44,7°C. 

Notícias: Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

"O calor será tão intenso e fora do normal em algumas áreas do Centro-Oeste, que já estão acostumadas a calor extremo, que recordes mensais, e em algumas cidades até absolutos, podem cair neste evento de temperatura extrema", avalia a agência.

O calor extremo é explicado devido à presença de um bolsão de ar excepcionalmente quente que vai cobrir o Centro-Oeste do Brasil. A temperatura na segunda-feira atingiu 45ºC na Argentina e 46ºC no Paraguai. Com 43ºC, Assunção teve o dia mais quente da história. Na Bolívia, medições oficiais indicaram até 46,5ºC.

*Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias