12 Mar 2024
Festival homenageia Glauber Rocha e Castro Alves a partir desta quinta (14); saiba mais
Clique aqui e participe do canal do Alô Alô Bahia no WhatsApp
O cineasta baiano que dá nome ao espaço cultural, inclusive, é um dos dois homenageados desta 19ª edição do evento, além do poeta Castro Alves, que dá nome à histórica Praça em frente ao cinema, na Rua Chile, a mais antiga do Brasil.
Entre as curiosidades está a data de nascimento dos dois homenageados, um 14 de março, não à toa escolhido como dia da abertura das mostras competitivas estadual, nacional e internacional.
"Ambos eram românticos, eloquentes e trágicos. Castro e Glauber eram carismáticos e magnéticos, os dois gritavam as grandes causas e falavam com o coração. Os dois foram demasiadamente apaixonados. Ambos eram geniais e marcaram gerações. É nosso dever revisitar suas obras preciosas. É nossa missão apresentá-las para as mais novas gerações", escrevem Cláudio Marques e Marília Hughes, curadores do evento, em um manifesto.
Além das exibições, o Panorama promove uma série de laboratórios de roteiro e de montagem, oficinas de escrita crítica, encontros e debates com participações de convidados como o diretor da Ancine, Paulo Alcoforado; a secretária de Audiovisual do Ministério da Cultura (MinC), Joelma Gonzaga; e a atriz Bruna Linzmeyer.
O festival segue até o dia 20 e apresenta dois novos prêmios, oferecidos pelo Instituto Flávia Abubakir, patrocinador do evento. Serão R$ 50 mil para o longa-metragem vencedor da mostra baiana e R$ 10 mil para o curta que ganhar na mesma categoria.
Mais informações sobre programação podem ser encontradas no site oficial da mostra: https://panorama.coisadecinema.com.br/.
* Por José Mion. Foto: Betto Jr./Secom.
Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o X (antigo Twitter) @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.