3 Nov 2023
Festivais movimentam gastronomia local no interior e litoral da Bahia; tem até 'sushi nordestino'

Clique aqui e participe do canal do Alô Alô Bahia no WhatsApp
Em Arraial d'Ajuda, acontece a 5ª edição do Festival Esquina do Mundo, até o dia 18. Com o tema "Lembranças de Viagens", a proposta é mostrar como as experiências de viagens enriquecem o cardápio do chef de cozinha. São 44 restaurantes locais participando, com pratos que vão de Confit de Pato com Creme de Pequi e Polenta Cremosa com Cogumelos Frescos, do Restaurante Maitei, ao Bobó de Frutos do Mar, do Paulo Pescador.
A abertura do festival aconteceu no último dia 1º de novembro, com a participação de Helena Rizzo. O encerramento ficará por conta do chef Olivier Anquier. Saiba mais em @festivalesquinadomundo.
Já em Juazeiro, até o dia 12, acontece o Festival Sabores de Juazeiro, que estimula o consumo de produtos nativos da região do Rio São Francisco. Com o tema "De Juazeiro para o Mundo", os cardápios elaborados para esta 3ª edição do projeto buscam valorizar a identidade local através dos sabores. Foram criados drinks, lanches, petiscos, prato principais e sobremesas de diversos estabelecimentos. Ao longo da programação, estão previstas performances musicais, apresentações audiovisuais, de cultura e folclore.
Por lá, é possível provar opções como o Arroz Úmido de Carneiro (Arroz misturado com carneiro e tripa) do Le'Brasis; sanduíches como o Matusalém, com American Bread, Carne do Sol Desfiada, Cebola Roxa, Queijo Coalho e Melaço de Cana, do Saint Burguer; e até o Sushi Nordestino do Caminho de Casa, com Alga Marinha, Purê de Macaxeira, Cream Cheese, Carne de Bode Desfiada com Molho Teriyaki. Saiba mais em @saboresdejuazeiro.
* Por José Mion. Fotos: Divulgação.
Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.