Santa Bárbara: devotos lotam as ruas do Pelourinho nesta segunda-feira

Matheus Simoni é jornalista, repórter e escreve para o Alô Alô Bahia | @teusimoni

Milhares de baianos e turistas lotaram as ruas do Centro Histórico de Salvador nesta segunda-feira (4) em celebração à festa de Santa Bárbara. Nas cores vermelha e branca, fiéis foram manifestar a devoção no Pelourinho logo nas primeiras horas do dia. A celebração católica, que tem Iansã, orixá feminino, associado à figura da santa, é uma das primeiras festas populares religiosas da Bahia.

Notícias: Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Padroeira dos bombeiros, Santa Bárbara é protetora dos raios, trovões e tempestades. Por conta disso, é associada à Iansã no sincretismo religioso. Os devotos marcaram presença na Igreja do Rosário dos Pretos para acompanhar a missa campal, presidida pelo capelão, cônego Lázaro Muniz. O momento serviu para agradecimentos, pedidos de proteção e também pagar promessas. 

Programação

Logo após a celebração, a imagem de Santa Bárbara seguirá em procissão, juntamente com as imagens de outros santos, a exemplo de São Miguel, São Jerônimo, São Cosme e São Damião, pelas Ruas Gregório de Mattos e João de Deus, passará pelo Terreiro de Jesus, Praça da Sé e descerá a Ladeira da Praça até o quartel do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), onde há um momento de saudação à padroeira da corporação.

No Corpo de Bombeiros, há uma pausa também para comer o caruru, alimento representativo da festa. Este ano, o CBMBA vai distribuir 1.500 quentinhas de caruru durante os festejos, ao meio-dia, no quartel do 1º Batalhão de Bombeiros Militar, na Barroquinha. Após a saudação, a procissão segue pela Avenida José Joaquim Seabra (Baixa dos Sapateiros), tem uma nova parada no Mercado de Santa Bárbara para saudar os filhos de Santa Bárbara e de Iansã que lá estão e depois retorna ao ponto de partida pela Rua Padre Agostinho Gomes.

Ao longo da história, a festa já foi celebrada em outros lugares: primeiro no Morgado de Santa Bárbara, no Comércio, depois na Igreja do Corpo Santo, mas também já foram celebradas missas para a santa na Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia e na Igreja do Passo, no Santo Antônio Além do Carmo.

Confira:


* Foto: Beth Fernandes

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias