Fazenda no interior da Bahia dobra produção de soja com instalação de energia solar para irrigação

redacao@aloalobahia.com

O uso da energia solar para processo de irrigação de grãos tem revolucionado a produção agrícola no Brasil. A Fazenda da Madrugada, localizada no município de Jaborandi, na Bahia, dobrou a produção de soja com a instalação de três miniusinas fotovoltaicas na propriedade.   Com investimentos de R$ 3,4 milhões, a propriedade agrícola instalou dois pivôs de irrigação e um poço artesiano para abastecimento de reservatório de água, aumentando a produtividade no local com uma colheita a mais por ano.   O projeto foi realizado pela empresa CGR Energia, com equipamentos fornecidos pela distribuidora WIN Solar, incluindo tecnologia da JA Solar de alta performance dos painéis solares, com uma potência de 540 Watts. Trata-se de um dos maiores projetos off-grid (sem conexão com a rede elétrica da distribuidora local) para sistema de acionamento de pivôs de irrigação do Brasil, num total de 769 kilowatts (kWp) de potência instalada.
 
Segundo Camila Nascimento, diretora comercial da WIN Solar, existe uma sinergia perfeita entre a tecnologia fotovoltaica e o agronegócio brasileiro, que se reverte em alimento mais barato aos cidadãos.

“Vale lembrar que um dos fatores de sucesso do agronegócio brasileiro é alto poder de competitividade dos produtos nacionais frente aos demais players mundiais. Como um dos principais insumos da atividade produtiva rural é energia elétrica, o uso de energia solar nas fazendas é atualmente uma das grandes soluções para elevar ainda mais a qualidade e a sustentabilidade do manejo agrícola e pecuário no Brasil”, comenta.

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia e o Twitter @AloAlo_Bahia. ​Foto: Divulgação.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias