Famosa no eixo Rio-SP, Galeria Galatea abrirá unidade em Salvador, na rua mais antiga do Brasil

redacao@aloalobahia.com

A galeria de arte paulistana Galatea vai abrir uma filial em Salvador em 2024. A decisão, tomada pelos fundadores Antonia Bergamin, Conrado Mesquita e Tomás Toledo, mira ampliar os negócios para fora do eixo Rio de Janeiro – São Paulo.  
 
A nova unidade contará com 400 metros quadrados e ocupará um dos pavimentos do edifício Bráulio Xavier, no centro histórico da capital baiana. O prédio – famoso por ter o painel “A Colonização do Brasil” do artista plástico Carybé em sua lateral – fica entre os hotéis Fasano e Fera Palace, na Rua Chile. A abertura será no dia 31 de janeiro com uma exposição coletiva de artistas da galeria, de diversas regiões do Nordeste, como Aislan Pankararu, Miguel dos Santos e José Adário. Em seguida, os sócios receberão convidados para festa.  
 
A chegada da galeria se alinha a um momento em que o centro histórico de Salvador recebe diversas iniciativas de restauração dos seus edifícios emblemáticos e de recuperação da sua vida turística e cultural.  
JuKrhkF.md.jpg
Tem mais  
 
Vale destacar que Antonia cresceu rodeada de arte. Seu pai, Jones Bergamin, é um dos maiores marchands e colecionadores do país e diretor da tradicional casa de leilão Bolsa de Arte. Já Tomas, desde jovem, começou a estudar por conta própria interessando-se por nomes como Lygia Clark, Hélio Oiticica, Tunga e Cildo Meireles. Chegou a cursar Filosofia na PUC-SP com o intuito de embasar o seu discurso curatorial, tendo sempre o pensamento sobre a arte em seu horizonte.  

E Conrado tem a habilidade de encontrar preciosidades onde menos se espera. Desde muito jovem constrói sua coleção particular seguindo a rota dos leilões e endereços mais improváveis do Rio de Janeiro. Filho do galerista Ronie Mesquita, cresceu sendo levado a tiracolo por seu pai para exposições, leilões e feiras de arte. Em maio, casou-se com Camila Yunes, empresária à frente do projeto Kura, que proporciona experiências culturais com o objetivo de transformar a vida das pessoas por meio da arte. 

Fotos: Xico Diniz e Ding Musa.

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias