Fábrica de aerogeradores instalada na Bahia iniciará operação em março de 2024; aos detalhes

redacao@aloalobahia.com

A Bahia receberá uma fábrica de aerogeradores para produção de energia eólica da Goldwind Energia Renováveis, com previsão de início da operação para março de 2024. A unidade, a primeira da empresa fora da China, será instalada no município de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, na planta onde funciona a fábrica de aerogeradores da General Eletrics. O anúncio foi feito pela empresa, nesta segunda-feira (30).

Notícias: Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se 

"A confirmação da instalação de mais uma fábrica em nosso estado confirma o destaque nacional que a Bahia tem no setor de geração de energias renováveis. Além de promover o desenvolvimento sustentável, estamos movimentando a nossa economia, gerando mais emprego, renda e, consequentemente, melhores condições de vida para os baianos", destacou o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues.

Com investimento inicial estimado em R$ 150 milhões, a expectativa é que a nova unidade contribua para a geração de 1.100 empregos diretos e indiretos e tenha participação de 25% a 30% no mercado brasileiro de turbinas eólicas. A Goldwind é a maior fabricante mundial de turbinas eólicas e vai produzir, na Bahia, equipamentos de 6.2 a 8.3 mw de potência. Os aerogeradores produzidos nacionalmente, hoje, chegam a pouco mais de 6 mw.

Segundo o vice-presidente da Goldwind no Brasil, Roberto Veiga, o projeto da empresa inclui a implantação de um parque de fornecedores de componentes eólicos, composto por um grupo de empresas do setor.



* Por Luana Veiga. Foto: Shutterstock.

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias