Fábrica da BYD na Bahia terá até 30% de desconto no custo com energia elétrica

redacao@aloalobahia.com

A BYD, maior fabricante de veículos elétricos no mundo e que instalará um complexo industrial em Camaçari, na Bahia, terá redução em média de 25% nos custos de transmissão que compõem a conta de luz no estado. No ponto onde a indústria será instalada, aliás, projeta-se redução em torno de 30% nos próximos anos, já com a fábrica em pleno funcionamento.

A informação é da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que recebeu representantes da empresa para discutir a redução na tarifa de transmissão de energia. Participaram da reunião o diretor-geral da Aneel, Sandoval Feitosa; técnicos da Agência; o CEO da BYD no Brasil, Tyler Li; além de executivos da montadora.

Feitosa agradeceu a visita de Li e dos outros executivos da montadora, e destacou que a Aneel está disponível para ajudar no desenvolvimento da Bahia e da região Nordeste. “Esse investimento da BYD é muito importante para a Aneel e estamos entusiasmados com a possibilidade de contribuirmos com a redução expressiva da tarifa de transmissão em torno de 30% de forma escalonada nos próximos quatro anos”, afirmou Feitosa.

O CEO da BYD parabenizou a Agência pela aprovação do regulamento que reduz a tarifa de transmissão e disse que a medida ajudará a trazer mais competitividade para a produção industrial. “A Aneel fez algo que é essencial para o desenvolvimento do país e que vai promover ainda mais os investimentos na Bahia e região Nordeste como um todo”, destacou.

Nos últimos anos, consumidores do Norte e Nordeste pagavam mais pela tarifa de uso por serem importadores de energia e, consequentemente, demandarem mais a rede de transmissão. Com a geração da usina de Belo Monte no Norte e a expansão das usinas eólicas e solares no Nordeste, as duas regiões passaram de importadoras para exportadoras de energia. 

Diante desse cenário, a Aneel aprovou a nova metodologia de cálculo da TUST (Tarifas de Uso do Sistema de Transmissão) – TUST locacional – que prevê a redução das tarifas para os consumidores localizados nos estados do norte e nordeste, por estarem mais próximos da geração.

​​*Publicado por Naiana Ribeiro. Foto: Divulgação.

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias