Na Espanha, exposição fotográfica 'Retornados' narra ligação da Bahia com a África

É jornalista, repórter e escreve para o Alô Alô Bahia | @tooonho.

Na terça-feira (23), em Madri, foi aberta, na Casa do Brasil, a exposição “Retornados: Uma história de baianos na África”, do fotógrafo hispano- brasileiro Enrique Martín-Ambrosio, sobre o movimento migratório que desafiou a lógica do tráfico de pessoas e fez o caminho inverso, promovendo o retorno de descendentes de africanos do Brasil para o continente dos seus pais e avós.

A curadoria também presta uma homenagem ao fotógrafo e antropólogo franco-brasileiro Pierre Verger, que morou na Bahia. A exposição acontece no momento em que a capital espanhola sedia a Feira Internacional de Turismo (Fitur), uma das maiores do mundo, reunindo 152 países, com a participação da Secretaria de Turismo do Estado (Setur).

Clique aqui e participe do canal do Alô Alô Bahia no WhatsApp

“Aproveitamos a vinda de baianos para a Fitur e mostramos registros fotográficos que representam a histórica ligação da Bahia com a África. Vou a Salvador duas ou três vezes por ano, onde a capoeira e o candomblé despertam muito o interesse dos estrangeiros, atrativos que precisam ser valorizados. A Secretaria de Turismo do Estado tem nos ajudado no trabalho de pesquisa“, relatou Ambrosio.
 
JcdaH2p.md.jpg

A Praça Callao, no Centro de Madrid, uma das mais movimentadas da capital da Espanha,também teve um pedaço de Bahia para chamar de seu. A praça foi palco, na tarde de terça-feira (23), do lançamento da campanha de divulgação do destino Brasil, com a participação da Setur.

A iniciativa da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) acontece em parceria com a cadeia espanhola de lojas El Corte Inglés, que também possui uma operadora turística. O telão em led da praça exibiu um vídeo mostrando os atrativos do Brasil, enquanto acontecia uma ação gastronômica, onde a culinária baiana tem destaque.
 
JcdYDQa.md.jpg

Foto: Divulgação/Setur

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o X (antigo Twitter) @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias