Exposição em Madri conta a história dos baianos "Retornados" à África

redacao@aloalobahia.com

O fotógrafo hispano-brasileiro Enrique Martín-Ambrosio realiza a exposição “Retornados: Uma história de baianos na África” em Madri, na Espanha. A obra ficará exposta na Casa do Brasil, na capital espanhola, a partir do dia 23 de janeiro e fica em cartaz até 10 de março.

Clique aqui e participe do canal do Alô Alô Bahia no WhatsApp

A curadoria conta a história do movimento migratório que desafiou a lógica do tráfico de pessoas e fez o caminho inverso, promovendo o retorno de descendentes africanos do Brasil para o continente dos seus pais e avós. Enrique, que morou em Salvador, expõe como os escravizados foram arrancados da chamada Costa dos Escravos e vendidos como mercadorias na América. 

A abertura da exposição coincide com o período da maior feira de turismo realizada em Espanha, a FITUR, que vai de 24 a 28 deste mês. Além de importantes personalidades espanholas e brasileiras, já confirmaram presença representantes do trade turístico espanhol especializado no Brasil, o que reforçará as ações promocionais que o Ministério do Turismo irá realizar nas mesmas datas do destino Brasil.  
 
J7UglQ1.md.jpg
Além de celebrar uma parte da história do povo baiano, a mostra também homenageia uma das principais referências fotográficas de Enrique, o fotógrafo e antropólogo franco-brasileiro Pierre Fatumbi Verger. “Tendo em vista que esses foram temas tratados por Verger, tanto em seus livros, quanto em estudos e fotografias, serão expostos alguns de seus trabalhos originais, que possivelmente é uma das maiores referências no estudo da religiosidade e da cultura dos Agudás”, pontua Enrique.  

*Por Matheus Simoni. Foto: Divulgação

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o X (antigo Twitter) @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias