Ex-ministra do STF Rosa Weber é indicada para Tribunal de Revisão do Mercosul

redacao@aloalobahia.com

A ex-ministra do Supremo Tribunal Federal Rosa Weber aceitou a indicação feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a vaga de árbitra no Tribunal Permanente de Revisão do Mercosul, bloco formado por Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai.

Clique aqui e participe do canal do Alô Alô Bahia no WhatsApp

A expectativa é de que ela ocupe a cadeira deixada por Ricardo Lewandovski, que se tornou ministro da Justiça, em fevereiro deste ano. Lewandovski entrou no TPR em julho de 2023 e chegou a assumir a presidência do tribunal este ano. O nome de Rosa Weber ainda precisa ser aprovado pelo Conselho do Mercado Comum do Sul.

Criado em 2002, o Tribunal do Mercosul tem sede em Assunção, no Paraguai, e busca solucionar controvérsias entre os países integrantes do bloco, quando negociações prévias não forem bem-sucedidas. A corte é composta por cinco árbitros, sendo um indicado por cada um dos Estados Partes, e um quinto juiz indicado por unanimidade entre os países. Além disso, para cada árbitro há um suplente. O período de mandato na corte é de dois anos.


* Por Luana Veiga. Foto: José Cruz / Agência Brasil.

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o X (antigo Twitter) @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias