29 Mar 2023
Evento na ABI debate projeto do túnel para pedestres no Centro Histórico de Salvador

O debate “Túnel para pedestres: Qual o impacto na mobilidade do Centro Histórico?” foi atração do primeiro dia de programação da Roda de Conversa “Salvador, 474 anos: Entre história, memória e luta”. A mesa foi composta pelo arquiteto urbanista Paulo Ormindo, a engenheira Ilce Marília Dantas Pinto e o secretário municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Luiz Carlos Souza.
A construção do túnel para pedestres foi aprovada pela Câmara Municipal de Salvador (CMS) no dia 15 de março, após passar por diversas reformulações, desde 2019. Para o secretário da Seinfra, a iniciativa é uma maneira de aproximar o Centro Histórico do dia a dia do soteropolitano, especialmente o Pelourinho e seu já conhecido circuito cultural.
“O que a gente está propondo para Salvador é um projeto inovador. É um túnel de uma passagem de pedestre com esteira rolante, com iluminação de LED, com monitoramento de câmeras, com a oportunidade da pessoa deixar o seu carro em casa, por exemplo”, explicou Luiz Carlos Souza, durante o evento.
No decorrer do debate, que durou quase três horas, Ilce Dantas ressaltou a importância da iniciativa da ABI para que o debate sobre a obra seja levado para a população. “A gente tem que ver o que é o melhor para a população e nem sempre isso significa considerar apenas as soluções técnicas. Qual é o objetivo de fazer esse projeto? Transporte não é o final. Transporte é o meio”, afirmou a engenheira civil e doutora em Engenharia de Transportes.
Diante dos levantamentos, Ernesto Marques, presidente da ABI, demonstrou boas expectativas para as discussões desta quarta-feira (29) - segundo e último dia de evento. “Estamos alinhados com outras instituições que pensam a cidade. Acho que cumprimos o nosso objetivo de contribuir para um debate rico sobre o tema. Reunimos colegas interessados em fazer uma cobertura ética, séria, com contrapontos e toda a discussão que uma proposta como essa requer”.
Matéria relacionada:
Salvador terá túnel subterrâneo com 50 metros de profundidade para pedestres
Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia e o Twitter @AloAlo_Bahia. Fotos: Divulgação.