Estudo mostra que NY está afundando devido ao peso dos seus edifícios

redacao@aloalobahia.com

Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Rhode Island mostrou que o solo sob a cidade de Nova York, nos EUA, está afundando. Parte desse problema ocorre devido ao peso de todos os seus inúmeros e majestosos edifícios. A situação preocupa os especialistas porque a cidade tem afundado de 1 a 2mm por ano, segundo a pesquisa, divulgada agora em maio.

As mudanças climáticas têm aumentado as inundações e o nível do mar, e somado a estes afundamentos agora descobertos, o risco para os nova iorquinos aumenta, já que a cidade é litorânea. Os cientistas calcularam que os edifícios, juntos, somam mais de 760 bilhões de quilos. O nível do mar em NY é medido desde 1950 e, de lá para cá, ele já subiu 23 cm.

Em entrevista ao jornal The Guardian, Tom Parsons, geofísico do US Geological Surfey e principal autor do estudo, disse que, ao menos por enquanto, "não é algo para entrar em pânico", mas que esse processo contínuo pode aumentar o risco de inundações em NY.

 

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia e o Twitter @AloAlo_Bahia


Foto: Freepik

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias