Estudantes baianos são selecionados para programa de estágio no maior instituto de pesquisa aplicada da Europa

Kirk Moreno é jornalista, assessor de imprensa e escreve para o Alô Alô Bahia. Insta: @kkmoreno.

Seis estudantes baianos foram aprovados para o programa de estágio Braachen 2024, do Instituto Fraunhofer de Tecnologia de Produção, na Alemanha, uma das mais importantes instituições de pesquisa do mundo. Bernardo Serravalle, Davi Machado, Fernanda Vitória, Gisele Sá, Maria Antônia Amado e Juliana Carla Silva são alunos do SENAI CIMATEC e vão representar os cursos de Engenharia de Controle e Automação, Engenharia da Computação e Engenharia Mecânica.

Ao Alô Alô Bahia, o estudante Bernardo Serravalle falou sobre a emoção de ser selecionado: “É um tipo de porta que se abriu para mim como profissional que se abre poucas vezes na vida, um misto de sentimento de dever cumprido com empolgação pela possibilidade de realizar um sonho que é morar e trabalhar no exterior. Eu tenho certeza que será algo muito transformador, tanto como profissional quanto como pessoa, e torço para absorver todas as oportunidades que tiver, assim como deixar o máximo de portas abertas aqui para o meu futuro”.

JRhpUSS.md.jpg
Bernardo Serravalle, 21 anos, é estudante de Engenharia da Computação

De acordo com o SENAI CIMATEC, os estudantes já embarcaram para a cidade Aachen, que fica no Oeste da Alemanha, onde vão poder estudar, estagiar e viver a cultura alemã pelo período de um ano. As atividades acadêmicas e práticas se iniciam a partir de 16 de janeiro.

O programa é uma iniciativa da empresa alemã em parceria com dez instituições de Engenharia do Brasil, dentre elas, o SENAI CIMATEC, que ganhou destaque nacional ao enviar a maior delegação da edição 2024, conquistando seis das 22 vagas disponíveis. Os estudantes estarão conectados diretamente com uma indústria de alta complexidade no ramo da tecnologia e inovação.

A experiência será algo transformador. Eles terão a oportunidade de trocar conhecimento em uma universidade de fora, ficarão um ano imersos em projetos de pesquisa, trocando conhecimento com alunos de outras instituições de renome internacional. Isso vai trazer bastante ganho para o currículo e para a cultura deles”, disse Júlio Câmara, coordenador do curso de Engenharia Mecânica do SENAI CIMATEC.
 

​Instituto Fraunhofer
Fundado em 1949, o Fraunhofer-Gesellschaft é uma entidade dedicada à pesquisa aplicada. Atualmente, a instituição mantém 76 institutos e unidades de pesquisa. A maioria dos mais de 30.000 funcionários são cientistas e engenheiros qualificados, que trabalham com um orçamento de pesquisa anual de 2,8 bilhões de euros.

O Fraunhofer é a maior organização de pesquisa aplicada da Europa e está conectada em rede no mundo inteiro. Em suas operações no Brasil, o instituto concentra-se em realizar pesquisas e estudos científicos em diversas áreas, notadamente em bioeconomia, tecnologias de hidrogênio e energias renováveis.

Fotos: Reprodução/SENAI CIMATEC e Arquivo pessoal/Bernardo Serravale.

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias