​Estudante baiana vence concurso de inteligência artificial e ganha viagem para a COP28, em Dubai

É jornalista e escreve para o Alô Alô Bahia. Instagram: @hilzacordeiro. Quer sugerir uma pauta? hilza.cordeiro@aloalobahia.com

Moradora de Porto Seguro, a estudante baiana Lara Borges Rocha, de 17 anos, venceu um concurso e conquistou uma viagem de ida para a Conferência do Clima, a COP 28 da ONU, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. A competição da qual ela saiu vencedora tinha como desafio criar imagens do futuro utilizando inteligência artificial e contou com mais de 2 mil participantes de todo o país.
JxtmsP1.md.jpg
Imagem gerada por Lara Borges usando inteligência artificial

Clique aqui e participe do canal do Alô Alô Bahia no WhatsApp

Lara está a caminho do país nesta quinta-feira (30), junto com o seu professor de inglês Moises Sant’Ana. A estudante participou do projeto Estimule a Empatia, iniciativa promovida pela Edify Education, empresa de ensino de inglês que atua em mais de 400 escolas públicas e privadas. Nesta edição, o projeto trouxe como tema o quadro de crise climática e questões sobre o futuro do planeta.

Um júri interno da Edify escolheu a imagem mais criativa e premiou Lara, que é aluna do Colégio Evolução, de Porto Seguro, no Sul da Bahia. De acordo com ela, foi a primeira vez que ela teve a oportunidade de usar inteligência artificial. "Analisar a máquina e criar minhas ideias escritas em linguagem verbal em linguagem não verbal foi realmente maravilhoso. Eu consegui observar na imagem o meu objetivo quando eu escrevi o texto", disse.

A imagem selecionada foi gerada a partir da frase criada originalmente em inglês pela estudante:

"O que eu espero para o futuro? Quero que as pessoas deixem o preconceito de lado e comecem a ver que religião, cor e cultura não tornam uma pessoa superior ou inferior. Dessa forma, deixaremos de lado os problemas constantes do cenário geopolítico e passaremos a focar apenas no problema real vivido: os desastres ambientais. Nosso planeta está clamando por ajuda! E nós, a sociedade da informação, devemos cuidar disso! Inventamos uma ferramenta capaz de ligar um continente a outro em segundos! Algo que as gerações passadas pensavam ser impossível! Além disso, criamos a neurociência e conseguimos estudar a máquina mais poderosa e mais difícil de manusear, o cérebro. Seremos realmente incapazes de cuidar do nosso planeta? Lembre-se, uma pessoa não pode fazer a diferença, mas uma nação pode!".

VEJA AS OUTRAS IMAGENS AQUI


Fotos: Divulgação

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias