26 Dec 2023
Estação Águas Claras do metrô é oficialmente inaugurada; embarque será gratuito até dia 1°

Notícias: Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se
O governador Jerônimo Rodrigues, acompanhado do chefe da Casa Civil, Rui Costa, do vice-governador, Geraldo Júnior; além de secretários estaduais e outras autoridades, fez a viagem inaugural, saindo da Estação Pirajá. “Chegaremos com essa estação a quase meio milhão de pessoas transportadas durante o ano, e todas essas pessoas vão ganhar mais tempo. Com essa entrega, encerramos um ciclo que garante modernidade, agilidade e segurança no transporte de massa”, apontou Jerônimo.
Comodidade e integração
A nova estação de Águas Claras começou a operar ainda nesta terça, pela tarde, de forma assistida, com acesso gratuito até o dia 1º de janeiro de 2024, exclusivamente no trecho Águas Claras e Campinas/Lapa. A estrutura conta com três pavimentos, cinco escadas rolantes e três elevadores, salas técnicas de sinalização, telecomunicação, gerador, baterias e subestação auxiliar, primeiros socorros, almoxarifado, vestiário, transmissão de dados e bicicletário.
As obras, realizadas pela Companhia de Transportes do Estado da Bahia, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano, representaram um investimento de R$ 518 milhões para a Estação Águas Claras e R$ 72 milhões para o Terminal de Integração. Com a inauguração, o metrô passa a ter uma extensão total de 38 quilômetros, abrangendo as Linhas 1 e 2, e atendendo aproximadamente 340 mil passageiros por dia.
De acordo com o ministro da Casa Civil, Rui Costa, o Governo da Bahia segue trabalhando para a ampliação da Linha 1 e inscreveu projetos para novas estações no Campo Grande e na Barra. "Hoje estamos muito felizes. O Governo Federal está presente neste projeto desde o início, lá atrás, em 2012, e até hoje mantemos presença que pode ser ampliada conforme os anúncios dos projetos inscritos no Novo PAC, que serão determinados a partir de janeiro".
Terminal
O Terminal de Integração de Águas Claras foi projetado em consonância com o Boulevard de acesso da Estação Águas Claras e a nova passarela da Avenida 29 de Março. Ônibus urbanos e metropolitanos começam a operar no dia 2 janeiro.
O equipamento possui 32 baias de operação de ônibus e 30 vagas de estoque, além de área reservada para usuários de táxi, carro de aplicativos e moto táxis; salas administrativas, salas técnicas operacionais, guaritas e equipamento de apoio aos motoristas; cinco totens com 10 tomadas para carregamento rápido e simultâneo de ônibus elétricos; e Wi-Fi de alta densidade.
Ana Cláudia Nascimento, presidente da CTB, ressaltou os benefícios do Tramo III para a mobilidade urbana de Salvador, afirmando que “é uma obra que contribui para a redução do tráfego, melhoria na fluidez do trânsito e diminuição dos congestionamentos. Estamos beneficiando mais 40 mil pessoas com essa nova Estação. É um equipamento que não apenas aprimorará a mobilidade urbana, mas também impulsionará o desenvolvimento econômico da região”.
* Por Luana Veiga. Foto: Reprodução.
Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.