27 Jun 2023
Espetáculo gratuito do Bando de Teatro Olodum celebra 2 de Julho com Érico Brás e Tonho Matéria

O Bando de Teatro Olodum dividirá o palco com artistas convidados, como o ator e cantor Érico Brás; o cantor e compositor Tonho Matéria; a banda mirim do Olodum; e os dançarinos da Uzarte, grupo artístico do Subúrbio de Salvador, que desde 2014 vem reunindo pela arte, jovens e crianças de comunidades da periferia da cidade.
O espetáculo tem ainda a presença de artistas indígenas como Isabela Santana, criadora de conteúdo, atriz e poeta da comunidade Pataxó de Itapitanga, no sul da Bahia, e Luiz Caboclo de Cobre, ator e músico nascido em Itajuípe, na Bahia e integrante da comunidade indígena de Xukuru-Kariri, em Palmeiras dos índios, em Alagoas.
A estreia acontece no dia 30, às 19h, na praça do Campo Grande, ao lado do monumento ao Caboblo do Dois de Julho. No dia 1º, serão duas sessões no mesmo local: a primeira às 17h e, a segunda, às 19h. No dia 7 de julho, a apresentação, às 19h, será no Espaço Cultural Boca de Brasa Subúrbio 360, em Alto de Coutos.
Com texto inédito do dramaturgo Daniel Arcades, escrito especialmente para essa celebração dos 200 anos da Independência do Brasil na Bahia, o elenco do Bando de Teatro Olodum dará vida a heróis e heroínas ainda ausentes nos livros de História e nas narrativas sobre o marco. A peça dará destaque a personagens como Maria Felipa, Maria Quitéria, o corneteiro Lopes e o indígena Bartolomeu, representante dos primeiros defensores das terras e da natureza do Brasil. O texto tem consultoria da pesquisadora Mabel Freitas e direção de Cássia Valle, Valdinéia Soriano e Leno Sacramento.
Publicado por Carolina Cerqueira. Fotos: Reprodução
Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia e o Twitter @AloAlo_Bahia.