Escritor premiado, baiano Tiago D. Oliveira lança novo livro por editora paulista

redacao@aloalobahia.com

Em uma coletânea de 15 contos, o escritor e poeta baiano Tiago D. Oliveira (@tiagod.oliveira) apresenta um olhar sobre o período que se estende em nosso país nos últimos anos, onde todos foram transformados de alguma maneira pela pandemia e pelo movimento natural do mundo de empurrar a vida para frente. 

Em ‘Ainda Quero Aprender Mandarim’, o autor, que foi finalista do prêmio Oceanos e vencedor do Selo João Ubaldo Ribeiro, ambos em 2020, reflete sobre as transformações da nossa época e o questionamento que continua nas ruas: quando tudo isso vai realmente passar? 

A obra, lançada pela editora paulista Urutau, recorta passagens difíceis, ao tempo em que busca também soprar outras chances possíveis e mais leves, o que podemos chamar de recomeço, esperança.

O autor tenta conduzir, nos mínimos detalhes, à reflexão sobre formas sinuosas de nossa existência frágil, buscando o aprendizado da linguagem de nossa experiência num mundo que se apresenta muitas vezes despedaçado e outras tantas como campo onde plantamos esperanças. Chama a atenção a epígrafe que abre o conjunto de contos: “Todas as coisas da vida que uma vez existiram tendem a recriar-se”.

Os textos revelam um autor buscando por meio de sua literatura a identificação ou a criação do sentido de nossa experiência comum em meio ao aparente caos. Entretanto, Tiago não o faz impondo convicções, mas mostrando possibilidades, como um gato malabarista transitando entre objetos delicados sem quebrá-los. 

“Há apenas a calma em que acolho a manhã como se tivesse vivido só para estar aqui. Entender a noite anterior, aceitar (os itinerários são a digestão)”, declara o autor, que é natural de Salvador, escritor e professor, graduado e mestrando em Letras pela UFBA, tendo passado pela UNL (Portugal). 

Oliveira tem poemas publicados em revistas e jornais especializados no Brasil, Portugal e Espanha, e já publicou ‘As solas dos pés de meu avô’ em 2019, no Brasil, e em 2021, em Portugal. Em 2020, lançou ‘Mainha’, e no ano passado ‘Para além de 22 – um roteiro poético da semana de arte’. Acompanhe o autor no blog: tiagodoliveira.wordpress.com.

​Fotos: Divulgação.

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia e o Twitter @AloAlo_Bahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias