25 Jan 2024
Escolas de Salvador oferecem até 70% de desconto em mensalidades para 2024

É o caso do Colégio Oficina, no bairro da Pituba. Com oferta de ensinos médio e fundamental, além de cursinhos pré-vestibular, a instituição oferece descontos de até 50% em mensalidade para alunos da segunda e terceira séries do ensino médio. Para ter acesso aos descontos, um processo seletivo é feito pela organização.
Clique aqui e participe do canal do Alô Alô Bahia no WhatsApp

O Oficina também possui uma parceria com a Prefeitura Municipal de Salvador. Os servidores podem solicitar os descontos, que são concedidos conforme a avaliação financeira de cada colaborador, feita pela própria gestão municipal.
O Colégio Montessoriano, na Boca do Rio, oferece um desconto de 20% nas mensalidades de fevereiro a dezembro para parceiros. Os colaboradores das empresas parceiras da instituição podem solicitar o desconto no momento de ingresso do candidato. Entre as instituições que têm convênio com a unidade escolar estão: Conselho Regional de Administração (CRA), Clínica AMO, Petrobrás, Polícia Rodoviária do Brasil, RedeMix, Motopema, Embelezze, O Boticário, entres outras. Confira aqui.

"Mais do que convênios, as empresas com as quais nos relacionamos são parcerias construídas em uma perspectiva de colaboração mútua, visando ampliar o acesso ao Ensino Superior e a difusão do conhecimento", diz nota oficial do site.
No Garcia, o Colégio Antônio Vieira oferece um programa de descontos previsto para a família que antecipa o pagamento integral da anuidade até janeiro de 2024. Os descontos variam de 6% a 8%. A instituição também informa que, no momento de efetivação da matrícula, "sempre que ocorre uma solicitação de desconto, analisamos individualmente, caso a caso, sempre priorizando o cuidado com as famílias e a sustentabilidade do colégio."

O Ensino Médio noturno do Vieira é gratuito para jovens com renda familiar de até um salário mínimo e meio, como uma das ações filantrópicas da Rede Jesuíta de Educação. Em 2024, 51 vagas foram ofertadas no programa.
Com unidades nos bairros do Caminho das Árvores e na Pituba, o Colégio Bernoulli, instituição que oferece Ensino Fundamental e Médio de forma privada, os descontos são ditos personalizados. Os valores são repassados conforme o desempenho de cada candidato.

“Em Salvador, o Colégio Bernoulli adota uma política de descontos personalizados com base no desempenho dos alunos no exame de admissão para estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio”, diz nota oficial.
Tal qual o Colégio Montessoriano, o Colégio Marista Patamares possui descontos de 10% por meio da política de convênios. Possuem direito ao desconto os advogados associados à Caixa de Assistência dos Advogados da Bahia (CAAB), servidores públicos do Estado da Bahia e magistrados da Associação Nacional dos Servidores do Judiciário Federal (Anajustra).

A instituição também oferece descontos por grupo familiar: famílias com dois filhos possuem 5% de desconto em cima do menor valor de mensalidade, enquanto as famílias com três filhos possuem 10% de desconto para a menor mensalidade e 5% para o segundo menor valor.
No Colégio Integral, na Pituba, os novos alunos podem ter desconto de até 70%. As bolsas são ofertadas conforme o desempenho dos candidatos ao realizar uma prova de 10 questões, cinco de português e cinco de matemática, com nível correspondente à série de cada criança ou adolescente.

Localizado na Barra, o Colégio Miró oferta bolsas que atendam a necessidade do aluno, seguindo um processo interno responsável por analisar interesse da família pelo projeto pedagógico da escola, possibilidade de a família acompanhar o aluno nos estudos, situação socioeconômica, etnia e perfis do aluno e da série correspondente.

"Anualmente analisamos algumas vagas que obedecem a um processo interno. É um assunto muito delicado para cuidar da inserção da criança", afirma o diretor da instituição, Tadeu Coelho.
A professora Jacqueline Oliveira, 41, tem dois filhos, uma menina e um menino, de 17 e 8 anos, respectivamente. O caçula tem bolsa integral no Miró, onde cursa o 3° ano do Ensino Fundamental, enquanto a mais velha possui um desconto de 50% no Colégio Oficina, já no último ano do Ensino Médio. A responsável usa o 13º e as férias para arcar com a educação dos filhos. "O pai deles faz serviço extra e contamos com auxilio dos avós e tios", conta.
Sem as bolsas, seria praticamente impossível manter os meninos nas unidades escolares, afirma Jacqueline. "As bolsas fazem toda a diferença. Eles não estudariam onde estudam se não tivessem esses descontos", diz.
Descontos por turno
O Colégio Resgate, com unidades nos bairros de Brotas e no Cabula (sede), oferece desconto de 20% para os candidatos do turno vespertino. A instituição oferta séries da Educação Infantil ao Ensino Médio.

A Escola Novo Mundo, no bairro do Canela, tem alunos do Ensino Infantil ao primeiro ano do Ensino Fundamental. A instituição oferece 10% de desconto para estudantes do turno vespertino, por meio dos convênios, com pagamento até o dia 5 de cada mês. Para o matutino, o desconto é de 5%, com pagamento no mesmo período. Os alunos do turno integral, por sua vez, têm desconto de 15% (também por meio dos convênios).
* Publicado por N.R. Texto de Millena Marques, do Jornal Correio*. Com orientação da subeditora Monique Lôbo. Fotos: Divulgação.
Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o X (antigo Twitter) @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.