24 Nov 2023
Escola Contemporânea de Dança apresenta espetáculo 'SOUL', com direção de Fátima Suarez, no Teatro Jorge Amado

“SOUL” parte da inspiradora frase de Isadora Duncan “Danço o que Sou”. Ao dizer isso, Isadora devolveu à dança o seu lugar sagrado no rol das artes, que naquela época havia sido perdido. A partir daí, o artista da dança fará do seu corpo a sua história; e das suas memórias e vivências a sua expressão.
Clique aqui e participe do canal do Alô Alô Bahia no WhatsApp
"Pesquisando sobre o tema “Danço o que Sou”, nossos estudantes e professores partiram para criação deste espetáculo com base em ideias de alguns artistas/pensadores. Provocações tais como: Quem sou eu? Quais memórias carrego? Como me reconheço? Como me transformo e sou transformado pelo mundo? A dança como pensamento do corpo (Helena Katz), a memória como uma ilha de edição (Wally Salomão), foram norteadoras das nossas pesquisas de movimento", afirma Fátima.
A bailarina conta que este exercício provocou o acesso a memórias vivas no corpo de cada um dos participantes do espetáculo.
"Com muita inspiração, movimentos e gestos, eles transformaram as diversas situações vividas pelos seus corpos em dança destas memórias. Passeamos com o corpo pelo ventre de nossas mães, pelas cores e formatos da nossa alma, pelas festas e histórias de amor , pelas máscaras que temos que colocar ao longo da vida, pelos portais geradores de novas memórias e finalmente pela necessidade de descartar e selecionar memórias do corpo que assim como nuvem sempre se transformam", completa.
Para ela, “SOUL” é um espetáculo de dança que reflete a história de cada um: "E, ao mesmo tempo, descobrir que podemos fazer uma dança juntos sem sermos todos iguais. Que revela danças que no coletivo se engrandecem, se iluminam, acessando a alma do público e daqueles que fazem parte do espetáculo".
Serviço
O quê: Espetáculo de dança “SOUL”
Quando: Quinta (30/11) e sexta (1º/12), às 20h
Onde: Teatro Jorge Amado (Av. Manoel Dias da Silva, 2177 - Pituba)
Ingressos : R$ 70 (inteira) E R$ 35 (meia)
Vendas no Sympla ou na bilheteria do Teatro Jorge Amado
* Por Naiana Ribeiro. Foto: Leonardo França/Divulgação.
Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.