Entre os melhores restaurantes do Brasil, Dona Mariquita já tem data para inaugurar nova unidade em Salvador

redacao@aloalobahia.com

Entre os 100 melhores restaurantes do Brasil, segundo ranking da Revista Exame, o Dona Mariquita ganhará, já no começo de junho, uma extensão da sua unidade do Rio Vermelho, no Polo de Economia Criativa, no Porto de Salvador. "Estou muito feliz e ansiosa", confidenciou ao Alô Alô Bahia, a chef Leila Carreiro, que pretende abrir o espaço ao público no próximo feriado de Corpus Christi.

No novo restaurante, que será chamado de Dona Mariquita – Casa de Veraneio, ela contará com projeto do escritório NR Arquitetura, dos arquitetos Roberto Leal Neto e Naissa Vieiralves e, de frente para o Forte São Marcelo, seguirá valorizando a tradição. 
 
HgPVS0N.md.jpg
Como o nome da casa reforça, a ideia é trazer a comida tradicional praieira do litoral baiano para um menu que dará atenção especial a mariscos pouco populares, como o carongodé, peguari, aratu e chumbinho. “É como se Dona Mariquita fosse passar férias em Itaparica”, resume o arquiteto Roberto Leal, que atualiza a estética para as casas de praia mais atuais, sem deixar a essência de lado e sem esquecer a primeira unidade.
 
O projeto, segundo ele, resgata referências da culinária de veraneio para a atmosfera de uma casa onde o público se sinta tão à vontade quanto no já consagrado endereço do Rio Vermelho, apostando em detalhes como reboco Santa Fé e forro de biriba, mantendo referências essenciais da identidade do Dona Mariquita original, como as mesas de madeira e as cortinas em bordado Richelieu. Na nova unidade, a parede em taipa de sopapo ganha versão em tijolinhos, que viram estampa para o bar, com luminárias autorais em palha da costa.
HgPVUgI.md.jpg
Dona Mariquita

Concorrendo ao Prêmio "Melhores do Ano da Gastronomia", da Revista Prazeres da Mesa, na categoria Restaurante de Cozinha Brasileira de 2023, a chef Leila Carreiro é conhecida pelo resgate das comidas típicas regionais servidas nas feiras livres da Bahia, numa viagem às nossas origens em termos de receitas, ingredientes e história. Na sua gastronomia, o Dona Mariquita mescla os sabores do Recôncavo da Bahia com as influências indígenas, africana e sertaneja.

No Rio Vermelho, o restaurante é parada obrigatória de muitos turistas, entre anônimos e famosos, como Paola Carossela, Wagner Moura, Lázaro Ramos, Ney Matogrosso, Arnaldo Antunes e Fátima Bernardes.
HgPV8fp.md.jpg
Fotos: Divulgação/ Alô Alô Bahia. 

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia e o Twitter @AloAlo_Bahia

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias