Emmanuel Macron recebe de Lula a mais alta condecoração brasileira a estrangeiros; saiba mais

redacao@aloalobahia.com

O presidente da França, Emmanuel Macron, recebeu do governo brasileiro, nesta quinta-feira (28), durante visita oficial ao Palácio do Planalto, em Brasília, a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul. A honraria, concedida após reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, é a mais alta condecoração brasileira atribuída a cidadãos estrangeiros.

Clique aqui e participe do canal do Alô Alô Bahia no WhatsApp

A visita ao Palácio do Planalto marca o último dia de agenda do presidente francês no Brasil, que teve início na terça-feira (26), em Belém, no Pará. Após passeio de barco na Ilha de Combu, os dois governantes participaram de uma cerimônia em que o cacique Raoni Metuktire foi condecorado com a ordem do cavaleiro da Legião de Honra da França, principal honraria concedida pela França a seus cidadãos e a estrangeiros de destaque no cenário global.

No dia seguinte, Lula e Macron participaram da cerimônia de batismo e lançamento do submarino Toneleiro no Complexo Naval de Itaguaí, no Rio de Janeiro. A embarcação é fruto de parceria entre Brasil e França, no âmbito do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (ProSub).

Em seguida, o líder da França foi a São Paulo, onde participou do Fórum Econômico Brasil-França, organizado pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Após o evento, Macron fez críticas à tentativa de acordo que vem sendo costurado entre os países do Mercosul e a União Europeia.

No Distrito Federal

Ao desembarcar na capital federal, nesta quinta-feira (28), Macron participou da revista da tropa e subiu a rampa do Palácio do Planalto, onde era aguardado por Lula, ao lado da primeira-dama Rosângela Silva, a Janja, e do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, seguindo protocolo de visita de chefe de Estado. A visita a Brasília era esperada para assinatura e apresentação de uma série de acordos firmados pelos dois países.

* Por José Mion, com informações da Exame e da Agência Brasil. Foto: Fabio Charles Pozzebom/Agência Brasil.

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o X (antigo Twitter) @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias