28 Mar 2024
Emmanuel Macron recebe de Lula a mais alta condecoração brasileira a estrangeiros; saiba mais
Clique aqui e participe do canal do Alô Alô Bahia no WhatsApp
A visita ao Palácio do Planalto marca o último dia de agenda do presidente francês no Brasil, que teve início na terça-feira (26), em Belém, no Pará. Após passeio de barco na Ilha de Combu, os dois governantes participaram de uma cerimônia em que o cacique Raoni Metuktire foi condecorado com a ordem do cavaleiro da Legião de Honra da França, principal honraria concedida pela França a seus cidadãos e a estrangeiros de destaque no cenário global.
No dia seguinte, Lula e Macron participaram da cerimônia de batismo e lançamento do submarino Toneleiro no Complexo Naval de Itaguaí, no Rio de Janeiro. A embarcação é fruto de parceria entre Brasil e França, no âmbito do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (ProSub).
Em seguida, o líder da França foi a São Paulo, onde participou do Fórum Econômico Brasil-França, organizado pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Após o evento, Macron fez críticas à tentativa de acordo que vem sendo costurado entre os países do Mercosul e a União Europeia.
No Distrito Federal
Ao desembarcar na capital federal, nesta quinta-feira (28), Macron participou da revista da tropa e subiu a rampa do Palácio do Planalto, onde era aguardado por Lula, ao lado da primeira-dama Rosângela Silva, a Janja, e do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, seguindo protocolo de visita de chefe de Estado. A visita a Brasília era esperada para assinatura e apresentação de uma série de acordos firmados pelos dois países.
* Por José Mion, com informações da Exame e da Agência Brasil. Foto: Fabio Charles Pozzebom/Agência Brasil.
Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o X (antigo Twitter) @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.