Em 3 meses do governo Lula, invasões de terra superam todo o 1º ano de Bolsonaro

redacao@aloalobahia.com

Durante os três primeiros meses do governo Lula, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) já registrou 16 invasões de terra no país, sendo sete do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e nove da Frente Nacional de Lutas (FNL). O número supera todo o primeiro ano do governo de Jair Bolsonaro — em 2019, foram 11 invasões.

Dados do Incra, até o primeiro semestre de 2022, mostram que foram registradas 170 invasões no governo Bolsonaro, contra quase 2,5 mil nos oito anos de Fernando Henrique Cardoso (entre 1995 e 2002); 2 mil no governo de Lula (2003 a 2010); quase mil no governo de Dilma Rousseff (2011 a 2016); e 54 no governo de pouco mais de um ano de Michel Temer (2016 a 2018).

A última invasão registrada foi em Pernambuco, em uma fazenda de cana-de-açúcar com 800 hectares, no município de Timbaúba, na Zona da Mata, que deu início ao chamado “Abril Vermelho”, quando o MST intensifica as invasões. Em 2022, ainda no governo de Bolsonaro, o “Abril Vermelho” se resumiu a marchas e manifestações, com apenas quatro invasões de propriedades rurais.

Em razão do aumento das invasões com a troca de governo, a Frente Parlamentar da Agropecuária já conseguiu as assinaturas necessárias para abrir uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPI) para investigar o MST.

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia e o Twitter @AloAlo_Bahia. 

Foto: MST BAHIA/COMUNICAÇÃO - ACERVO

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias