Dos encontros do Festival de Verão ao retorno de Adriana Calcanhotto; confira Agenda Cultural

redacao@aloalobahia.com

Um dos eventos mais aguardados da semana, com certeza, é o Festival de Verão, que, este ano, volta com força ao Parque de Exposições, repaginado, seguindo o conceito de grandes festivais, propondo, inclusive, encontros inéditos e especiais. Mas, opção não falta na cidade, até mesmo antes do final de semana, como o retorno aos palcos de Adriana Calcanhotto e a apresentação de Luedji Luna em plena estação de metrô do Imbuí com a Orquestra Afrosinfônica. Confira mais opções:

* Segunda-feira, 23 de janeiro:
 
HlkKlSe.md.jpg
A tradição dos ensaios do Cortejo Afro segue firme e agita o Largo da Tieta, no Pelourinho, com abertura da DJ Bela Dantas, a partir das 19h. O grupo percussivo promete trazer no repertório composições como "Ageumbó", "Meu Barco Vai" e "Eu Sou Preto", além de releituras de clássicos da MPB, mescladas à batida percussiva. Os ingressos estão à venda na Bilheteria Digital.

* Quarta-feira, 25 de janeiro:
 
HlkKEAb.md.jpg
A cantora e compositora baiana Luedji Luna é a próxima convidada do projeto "Vozes Negras", da Orquestra Afrosinfônica, às 19h, na Estação Imbuí do Metrô. O projeto traz, de graça, os 23 músicos da orquestra sob comando do maestro Ubiratan Marques. Piano, percussão, sopros e contrabaixos ganharão a companhia da voz de Luedji nesta edição.

* Quinta-feira, 26 de janeiro:
 
Hlk3Wej.md.jpg
A cantora e compositora Adriana Calcanhotto está de volta aos palcos com a turnê do show “Voz e Violão”, onde apresenta seus maiores sucessos, como “Devolva-me”, “Esquadros” e “Vambora”, em versões acústicas ou eletroacústicas. Na capital baiana, a apresentação acontece às 21h, no Teatro Castro Alves. Os ingressos estão à venda na bilheteria do teatro e através do Sympla.
 
HlkKcl9.md.jpg
Dão Black (foto) e Aiace comandam edição das Quintas Especiais no Jazz na Avenida, em Armação, a partir das 19h. Ele apresenta o projeto Sambadelic, unindo referências da Black Music, com um "cheiro" muito mais brasileiro, fazendo um passeio por diferentes vertentes e derivações do samba. Já ela mescla elementos da Música Popular Brasileira, do Jazz, Pop e Rock, em diálogo com raízes ancestrais afrobaianas. Os ingressos estão à venda no Sympla.
 
HlkKaK7.md.jpg
O cantor e compositor Tito Bahiense apresenta o projeto “Tito Bahiense e Bando Ijexá”, a partir das 19h, no Nank Gastrobar, no Rio Vermelho. O artista receberá como convidados Ana Mametto e Gerônimo Santana, tido pelo anfitrião como uma “inspiração e referência da música da Bahia". Os ingressos estão à venda antecipadamente. Vendas: (71) 98743-3941 (WhatsApp).
 
HlknGnf.md.jpg
O projeto Estação Rubi leva ao Wish Hotel da Bahia, no Campo Grande, das 20h30 às 22h45, mais uma edição da série Quintas a Mil, com apresentação da tradicional banda Mil Milhas. Com 28 anos de carreira, o grupo traz repertório com pegada marcante do rock’n roll, numa viagem musical prazerosa, divertida, dançante e comumente alto astral. Os ingressos estão à venda no site do Estação Rubi ou pelos telefones (71) 99922-4545 e 99692-4546.

* Sexta-feira, 27 de janeiro:
 
HlknV6l.md.jpg
Também dentro do projeto Estação Rubi – Verão Dançante, no Wish Hotel da Bahia, no Campo Grande, Armandinho Macêdo e banda comandam festa pré-carnavalesca em clima de Baile à Fantasia, das 20h30 às 22h45. Na apresentação, Armandinho – acompanhado por Yacoce Simões (teclado), Cesário Leoni (baixo) e Citnes (percussão) – tocará músicas do seu repertório, como "Zanzibar", "Beleza Pura" e clássicos da folia, como "Chame Gente", "Chão da Praça" e "Vassourinhas". Os ingressos estão à venda no site do Estação Rubi ou pelos telefones (71) 99922-4545 e 99692-4546.
 
HlkoXWJ.md.jpg
O ator Sulivã Bispo faz nova temporada do espetáculo "Koanza: do Senegal ao Curuzu", de sexta a domingo, às 20h, na Sala do Coro do Teatro Castro Alves. A peça é dirigida por Thiago Romero e traz a personagem principal de volta à Bahia, após um tempo morando na África. A missão dela aqui é combater o crescente domínio do cristianismo nos discursos que se voltam contra os cultos de matriz afro-brasileira. Ela se vê desafiada a salvar o Curuzu das mãos da opressão religiosa e política e encontra muitas dificuldades no caminho. Os ingressos estão à venda na bilheteria do teatro e através do Sympla.
 
HlknXF2.md.jpg
Confirmando que já é Carnaval, o MicroTrio faz ensaio, a partir das 19h, no Mãe Comida Afetiva, no Terraço da Casa do Carnaval da Bahia, no Pelourinho. Formada por Cinho Damatta (voz e violão), Ivan Bastos (baixo e vocal) e Ivan Huol (bateria e voz), a banda contará com a participação de Júlio Caldas (guitarra baiana), dando um reforço especial no repertórion que une axé, frevo, reggae, MPB, sambas e forró, através de clássicos e composições autorais. Os ingressos estão à venda no Sympla.

* Sábado, 28 de janeiro:
 
Hlk3V5b.md.jpg
Suspenso desde 2020, o Festival de Verão Salvador retorna ao Parque de Exposições, onde estreou em 1999, no sábado e no domingo, com o tema “Somos Mundo”. Ao todo, 16 shows, divididos em dois palcos principais, proporcionarão momentos especiais e encontros musicais, como o de Criolo com Ney Matogrosso, Ludmilla com Glória Groove, Saulo com Marina Sena, Jão com Pitty, Ivete Sangalo e Luedji Luna, e o tão aguardado de Gilberto Gil com Caetano Veloso. Bell Marques e Léo Santana também estão entre as atrações, que prometem agradar a todos os gostos. Os ingressos estão à venda no Sympla ou nas Lojas South dos shoppings Salvador, Paralela, Lapa e da Bahia. Confira aqui a programação completa.
 
HlknMG4.md.jpg
O tradicional Bloco da Resenha, conhecido por lotar as ruas da Pituba em vibe de Carnaval, se adapta e oferece mais conforto e segurança aos foliões em sua edição 2023, na área externa do Centro de Convenções, das 12h às 22h, com 10h de Open Bar. Em sua 8ª edição, o bloco seguirá sendo à fantasia, em total clima de aquecimento para a maior festa de rua do planeta. As atrações são surpresa e os ingressos estão à venda no TicketMaker.
 
Hlk3Xmx.md.jpg
A tradicional "Noite da Beleza Negra", que acaba de perder seu idealizador, Sergio Roberto dos Santos, mantém sua programação, às 21h, na Senzala do Barro Preto, no Curuzu. A grande celebração da beleza afro-brasileira, escolherá, entre 15 candidatas, as três finalistas premiadas e a eleita "Deusa do Ébano 2023", que simbolizará a beleza da mulher negra no desfile de Carnaval 2023 do Bloco Afro Ilê Aiyê. Os ingressos estão à venda no site Bilheteria Digital.
 
Hlkohiv.md.jpg
Para os pequenos, o mundo de conto de fadas de Rapunzel ganha vida no palco do Teatro Jorge Amado, nas manhãs de sábado e domingo, às 11h. O musical Rapunzel - Para Enfim a Luz Brilhar apresenta a história fiel ao clássico da Disney, reunindo todos os personagens, com trocas de cenários, efeitos especiais, figurinos luxuosos e trilhas criadas especialmente para o espetáculo. Os ingressos estão à venda no Sympla.
 
HlkowfR.md.png
A edição da JAM no MAM, das 18h às 21h, está confirmada no pátio do Museu de Arte Moderna da Bahia, no Solar do Unhão, como trilha sonora do pôr do sol. A banda Geleia Solar, formada por importantes artistas da cena musical baiana, faz a base da JAM, trazendo interpretações únicas para as performances, a partir da mistura entre baião, samba, frevo, salsa, blues e jazz, com o palco aberto a artistas profissionais ou em formação interessados em trocar ao longo da JAM. Os ingressos estão à venda no Sympla.
 
HlkoNlp.md.png
O Estação Rubi recebe o tradicional bloco carnavalesco baiano Paroano Sai Milhó, das 20h30 às 22h45, em clima de Carnaval, no palco do Wish Hotel da Bahia, no Campo Grande. Dentro do do projeto Verão Dançante, o grupo anima os foliões com marchinhas de Carnaval, marchas ranchos, sambas, afoxés e música popular brasileira. Os ingressos estão à venda no site do Estação Rubi ou pelos telefones (71) 99922-4545 e 99692-4546.

Fotos: Divulgação.

NOTAS RECENTES